Gestores, trabalhadores da saúde e usuários apontaram diretrizes para o Plano Plurianual 2026-29
A 12a Conferência Municipal de Saúde foi realizada nesta sexta-feira (1) na Faculdade Anhanguera de Valinhos. A realização da conferência, feita pelo Conselho Municipal de Saúde com o apoio da Prefeitura de Valinhos, é obrigatória para a definição das diretrizes e prioridades de políticas públicas para a saúde na construção do plano plurianual (PPA) 2026-2029. Gestores, trabalhadores da saúde e usuários se dividiram em grupos para discutir três eixos: saúde, saúde mental, e gestão do trabalho e educação em saúde.
Na abertura da conferência, a secretária de Saúde de Valinhos, Luciana Pignatta, explicou que o encontro é um momento importante para reunir as ideias e experiências de cada participante "planejar a saúde é extremamente importante e a participação de todos é fundamental para construir um atendimento mais justo. Nosso propósito é entregar para a população uma saúde de excelência", afirma a secretária.
Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Cunha, a conferência valoriza a participação popular "é um momento em que as pessoas têm voz ativa para discutir e melhorar a saúde, fortalecendo o SUS, com diálogo, respeito e compromisso", explica.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Israel Scupenaro, afirmou que diante dos desafios da saúde é importante ouvir as propostas e contribuições para a melhoria no atendimento à população.
Já o presidente da Comissão de Higiene e Saúde da Câmara, vereador Vagner Alves, explicou que a saúde é o tema que mais toca o município e por isso a conferência, como espaço de democracia e de debate, vai contribuir com propostas importantes para o município.
As conferências de saúde são previstas na lei federal 8.142/90 que trata da participação da comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio destes encontros realizados a cada quatro anos por vários segmentos sociais para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes (Art 1 parágrafo 1).
Também participaram da conferência o secretário de Administração, André Melchert, a secretária-adjunta de Saúde, Dra. Eni Pinho, e os vereadores Alexandre Japa, Jairo Passos, Marcelo Yoshida e Rodrigo Fagnani Popó.