Coletas com alterações foram encaminhadas às Unidades Básicas de Saúde responsáveis
Durante a 10ª Semana da Mulher, ocorrida entre os dias 6 e 11, a Secretaria da Saúde participou com o projeto Ação Saúde. Foi feita a Campanha de Prevenção do Câncer Ginecológico e de Mama, pela coleta do Papanicolau e realização da Mamografia, além da Campanha de Prevenção à Diabetes e Hipertensão Arterial. Ao todo, foram realizados 466 exames nas mulheres que compareceram aos espaços públicos onde o projeto foi realizado.
Levantamento da Secretaria da Saúde indica que foram realizadas 99 coletas do Papanicolau e 55 exames da Mamografia. A Pasta também fez 151 aferições da pressão arterial, além de 161 testes de detecção de diabetes.
Os pacientes com alterações nos quadros de pressão arterial e de aumento da glicose foram encaminhados para a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, para a realização de exames complementares e acompanhamento clínico. Assim como os exames alterados de Papanicolau e avaliação das mamas foram encaminhadas para Colposcopia e Mastologista no Centro de Atenção à Mulher (CAM).
Segundo o secretário de Saúde, Nilton Tordin, as campanhas preventivas são importantes para conscientizar a população sobre a realização do diagnóstico precoce, orientar sobre hábitos saudáveis de vida e divulgar os programas desenvolvidos pela Pasta.
Semana da Mulher – Em sua 10ª edição, intitulada Mulheres em Ação, o evento foi uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado dia 8. Além do projeto Ação Saúde, foram desenvolvidas várias iniciativas, como palestras, Sessão Cinema, entrega da Medalha Sarah Kubitscheck, exibição de documentários e atividades físicas – todas desenvolvidas em espaços públicos.
O objetivo do evento foi a participação da população em geral e conscientização, principalmente das mulheres, sobre a realidade feminina vivida ainda nos dias de hoje.