Em encontro regional organizado pelo Departamento de Gestão e Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, com o apoio da Secretaria do Verde e Agricultura, vinculados à Prefeitura, e realizado nesta terça-feira (12) na Câmara Municipal de Valinhos, técnicos do setor trataram de novas estratégias para o fortalecimento das políticas públicas habitacionais e de planejamento urbano e regional.
A reunião mensal entre os membros da Câmara Temática foi aberta pelo presidente da Câmara, Israel Scupenaro, que cedeu o espaço para o evento, e contou também com representantes da Companhia de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CHDU) e do Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC), além da secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Célia Leão.
Durante a reunião, Valinhos foi destacado pelos participantes como exemplo de integração entre gestão local e iniciativas regionais. “Estamos honrados em recebe-los neste dia aqui em nossa cidade para juntos buscarmos por ações conjuntas. Nosso prefeito Franklin reconhece a importância da cooperação regional em habitação e sempre destacou a relevância da Câmara e da integração dos Municípios da RMC para o fortalecimento das políticas públicas habitacionais e de planejamento urbano e regional”, disse a secretaria Célia na abertura.
Entre os temas tratados no encontro, a CDHU fez explanação sobre a identificação dos principais desafios habitacionais na região, incluindo déficit de moradias, regularização fundiária e infraestrutura urbana, bem como propostas de soluções colaborativas entre municípios, estado e setor privado.
SIMM
“Também durante o encontro, começamos um treinamento para a utilização do Sistema de Informações Metropolitanas e Municipais (SIMM), a fim de que os municípios comecem a criar familiaridade com essa importante ferramenta e base de dados estadual”, destacou a diretora do Departamento de Gestão e Habitação de Valinhos, Bruna Pimentel Cilento.
O sistema SIMM, criado pela Emplasa em 2016, é uma plataforma geocolaborativa e permite que órgãos estaduais ou municipais possam inserir e editar suas informações, visualizá-las juntamente com os dados dos demais usuários, podendo também gerar gráficos e relatórios.