Em sua 4ª edição, o “Encontro aberto de Plantio e Cultivo de Orquídeas” será realizado neste sábado (23), a partir das 15h, no Museu e Acervo Municipal ‘Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto’. A ação é uma promoção da Associação dos Orquidófilos de Valinhos, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. Os participantes terão a oportunidade de aprenderem, desta vez, como plantar as espécies diretamente nas árvores. A entrada é gratuita.
De acordo com a AOV, o plantio de orquídeas em árvores é uma prática que imita o habitat natural dessas plantas, onde elas se desenvolvem sobre outras árvores, usando-as como suporte sem prejudicá-las.
“O ideal é realizar o plantio, em árvores com casca rugosa e sombra parcial. Como benefício podemos destacar a exuberância daquele local mais agradável quando as orquídeas estiverem floridas. Além da preservação das diferentes espécies, praticamente todas podem ser plantadas em árvores, pois os locais nativos delas sempre foram as matas e árvores”, destaca o vice-presidente da associação, Valdecir Antônio de Moraes.
Além da palestra, que será ministrada por associados da AOV, o encontro reserva uma pausa para o café e sorteio de orquídeas entre os participantes. “A cada encontro mensal trazemos temas diferentes relacionados ao cultivo e plantio das mais diversas espécies de orquídeas. Além de conhecerem as técnicas para que as plantas se mantenham saudáveis, os participantes, que são amantes das orquídeas, também têm a oportunidade de se encontrarem com outras pessoas, interagirem e trocarem experiências”, destaca o presidente da entidade, Rafael Floriano.
“Em 2025 estamos comemorando os 19 anos da AOV e queremos convidá-los a estar com a gente em mais esse encontro aberto no Museu Municipal e também a se associarem para o fortalecimento da nossa associação que atualmente conta com 28 membros e já é nacionalmente conhecida por participar de grandes eventos”, convida o presidente.
“É uma alegria ver o Museu Municipal sediando, pela quarta vez, o Encontro de Plantio e Cultivo de Orquídeas. Além de preservar nossa memória, o espaço se firma como um ponto de convivência, aprendizado e valorização da cultura, do turismo e do meio ambiente em Valinhos”, diz o secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Bizarri.