Nesta sexta-feira (22) comemora-se o Dia do Folclore Brasileiro e para celebrar a data, no sábado (23), a Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer, irá promover uma edição especial da Feira Arte na Praça, com uma série de atividades culturais abertas ao público, a partir das 9h, na Praça Washington Luiz.
A primeira atividade cultural será às 9h com apresentação de dança regional, no estilo forró, promovida pela Secretaria de Esportes e Lazer. Na sequência, às 10h, estão programadas apresentações de dança do Corpo e Pré-Corpo de Baile e do grupo de Dança Contemporânea, todos do Centro Cultural Vicente Musselli, oferecidas pela Secretaria de Cultura e Turismo.
Já às 11h será a vez da Orquestra de Violas Cultura Caipira de Valinhos se apresentar levando ao público o melhor da música sertaneja raiz. Às 12h, as crianças poderão se encantar com ciranda e contação da história ‘Lenda da Iara’.
Também será oferecida uma oficina gratuita para a confecção de balangandã. De origem africana, o objetivo do objeto é estimular a coordenação motora, a percepção visual e a criatividade, além de promover a interação social e a valorização da cultura afro-brasileira. Feito com materiais simples como jornal e fitas coloridas, o balangandã é girado por um cordão, criando um efeito visual atraente e um som característico.
Além as atividades físicas e de lazer, o evento contará com as atividades já tradicionais da Feira Arte na Praça que reúne venda de artesanato local, boa gastronomia, playground e interação com a comunidade no espaço da Praça Washington Luiz que é totalmente dotado de infraestrutura, incluindo sanitários públicos.
“Celebrar o Dia do Folclore é valorizar nossas raízes e fortalecer a identidade cultural da cidade. O retorno da Praça Washington Luiz como espaço de convivência e cultura, do Dia do Folclore, juntamente com a Feira das Artes, reforça nosso compromisso em aproximar a população das tradições e da arte local”, destaca o secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Bizarri.