O domingo (24) foi recheado de emoções no futebol de Valinhos, nas competições organizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer. Pela manhã, o Estádio Eugênio Franceschini (Campo do Bom Retiro) recebeu a final da Segunda Divisão, com a vitória do Palmeirinha sobre o Império TMS por 1 a 0. À tarde, o campo do Clube Municipal foi palco das duas partidas de volta das semifinais da Primeira Divisão, que classificaram o Unidos do Colina e o Grêmio Vila Unida para a final do próximo domingo (31).
Título no último lance
A partida decisiva da Segunda Divisão entre Palmeirinha e Império TMS foi muito disputada e contou com um excelente público, que pôde acompanhar afinal nas arquibancadas reformadas do Campo do Bom Retiro. Depois de obras de revitalização, pintura e instalação de assentos e guarda-corpos, o espaço ficou mais aconchegante e seguro para os espectadores. No campo, o jogo se encaminhava para um empate sem gols ao final do segundo tempo, mas um pênalti a favor do Palmeirinha colocou a partida numa outra direção. Gu cobrou e deu vitória ao time verde e branco no último lance do jogo. A festa foi contagiante nas arquibancadas.
Pinheirão vence mas não consegue vaga
No primeiro jogo da tarde, no campo do Clube Municipal, o Unidos do Pinheirão entrou em campo com uma missão complexa: fazer três gols de vantagem no Unidos do Colina para agarantir a classificação às finais da Primeira Divisão. Logo no primeiro minuto de jogo, Caique abriu o placar e deixou a esperança mais viva. Aos 20, Caíque bateu um pênalti na trave e desperdiçoou a chance de ampliar.
Quando Cascão empatou o jogo para o Colina, aos 19 do segundo tempo, a chance de classificação parecia ter se esgotado. No entanto, o Pinheirão foi valente e conseguiu marcar mais dois gols, com Elbert (aos 26 minutos) e Generozo (aos 33). Ainda assim, o triunfo não foi suficiente. Os 2x0 conquistados pelo Colina no jogo de ida, agregados à melhor campanha na primeira fase, fizeram o time azul e preto avançar para a final.
Vila Unida vence e garante disputa pelo título
No segundo jogo da tarde, o Grêmio Vila Unida precisava vencer para chegar à decisão. O empate por 1x1 no jogo de ida dava vantagem do empate ao Nova Esperança SB. Apesar de ter mais volume de jogo o Vila teve dificuldades para finalizar corretamente na primeira etapa. O gol de alemão aos 5 minutos do segundo tempo trouxe mais tranquilidade ao time, que contou ainda com as expulsões dos zagueiros do Nova Esperança – Pequeno e Feijão. Com dois homens a mais, o Vila Unida ainda correu alguns riscos em bolas paradas do adversário, mas saiu vencedor e com o passaporte carimbado para a decisão.