Valinhos será contemplada com o lançamento do curta-metragem ‘Vapor Speranza’. Com entrada gratuita e exposição, o evento será nesta sexta-feira (10), às 19h30, na Unidade I do Centro Cultural Vicente Musselli de Valinhos. Em seu novo trabalho autoral, o animador, cartunista e diretor de cinema Mauricio Squarisi usa a animação para tratar da história da imigração italiana no Brasil.
Com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, o lançamento do curta-metragem traz ao público a história de Lina, uma adolescente que, ao explorar o sótão da avó, encontra o diário do bisavô Gino, imigrante italiano que desembarcou em Santos em 1896 a bordo do navio que dá título à obra.
No evento de estreia em Valinhos, o público poderá conhecer um pouco desses bastidores, assistindo ao making of, conversando com o cineasta e passeando por uma exposição de desenhos de Squarisi.
A produção foi contemplada pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei nº 14.399/2022), através do Edital PNAB 05 2024, de Valinhos, cidade sede da Tupi Desenhos Animados, realizadora do projeto.
“É uma alegria ver o talento de Maurício Squarisi mais uma vez em destaque, agora com Vapor Speranza, um trabalho sensível que fala de nossas origens e da força da cultura italiana em Valinhos. Produções como essa mostram a importância dos incentivos culturais para que artistas da cidade transformem suas ideias em obras que emocionam e preservam nossa memória”, destaca o secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Bizarri.
Nascido em Campinas, Maurício diz que é uma honra lançar seu trabalho em Valinhos, onde mora e trabalha há 22 anos e tem uma forte ligação com a vida cultural da cidade. Squarisi integra o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas desde 1979, onde desenvolve atividades educativas e de formação, mantendo, paralelamente, um intenso trabalho autoral.
“Valinhos tem sido um município exemplar na execução das políticas culturais com recursos da Lei Aldir Blanc. Isso é muito bom para estimular a produção artística da nossa cidade. Nosso município sempre contou com talentosos artistas que veem nesses editais a oportunidade de pôr em prática seus projetos”, fala Maurício.
A animação retoma o interesse do diretor por temas históricos e autobiográficos, com um mergulho na memória da imigração italiana e nas narrativas familiares que inspiraram sua pesquisa. “Acho que o projeto é importante por tratar de um tema, a imigração italiana, com o qual a população de Valinhos, e de todo o nosso Estado de São Paulo, se identifica. Além da importância de nossa cidade manter a tradição de Polo de produção áudio visual”, explica Maurício.
Trilha sonora
O curta-metragem tem duração de 15 minutos e 16 segundos. A presença marcante da música é outro destaque do filme, com contribuições da cantora Ana Person que criou e gravou a música de encerramento, além dos músicos Rafael Monteiro, no acordeon, e Jara Carvalho no tamborim. As vozes são de Ton Crivelaro e Brunella Squarisi.
A montagem da exposição é assinada por Rafaela Repash, Mestranda em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que participa do projeto Vapor Speranza desde o início, desenhando os cenários do curta.
“O objetivo da exposição é mostrar ao público um pouco do processo criativo que antecede a obra final. Creio que os painéis apresentam um pouco da sensibilidade do autor em transformar memória, identidade e história em imagens”, comenta Rafaela.
Serviço
Estreia do curta-metragem ‘Vapor Speranza’
Data: 10 de outubro de 2025
Horário: 19h30
Local: Centro Cultural de Valinhos – Unidade 01 (ao lado da Matriz S. Sebastião)
Endereço: Rua José Milani, 15 – Valinhos/SP
Entrada franca | Classificação Livre