Estão abertas as inscrições para o Concurso da Corte da 75ª Festa do Figo e 30ª Expogoiaba, que vai escolher a rainha e as duas princesas representantes das festividades em 2026. O concurso é promovido pela Prefeitura de Valinhos, por meio da Comissão Organizadora da Festa, com apoio da Secretaria da Cultura e Turismo e do Fundo Social de Solidariedade.
O objetivo é selecionar representantes oficiais que simbolizem a beleza, simpatia, cultura e hospitalidade do povo valinhense, divulgando a cidade e sua tradição em eventos e ações oficiais.
As interessadas já podem se inscrever pelo formulário disponível no link: http://bit.ly/4h6TinT.
Quem pode participar
O regulamento foi publicado na edição nº 2908 da Imprensa Oficial, em 11 de outubro de 2025. Clique aqui e confira.
Podem participar mulheres com idade a partir de 18 anos, residentes em Valinhos, que atendam aos demais requisitos previstos no regulamento.
Para a inscrição, é necessário apresentar:
Cópia do RG e CPF;
Comprovante de residência (em nome próprio ou dos pais/responsáveis);
Etapas e avaliação
Os critérios adotados para eleição da Rainha, da Primeira Princesa e da Segunda Princesa serão: simpatia, beleza e elegância, desenvoltura e postura, capacidade de comunicação e conhecimento culturais e históricos sobre Valinhos e a Festa do Figo e Expogoiaba.
O processo de seleção será realizado em duas etapas:
Pré-seleção e entrevista com a Comissão Organizadora no dia 29 de outubro
Desfile e apresentação no dia da coroação, programada para o dia 8 de novembro.
A comissão julgadora será composta por personalidades convidadas, representantes da sociedade civil, imprensa e patrocinadores, escolhidos pela organização. As vencedoras receberão faixa, coroa e prêmios ofertados pela organização e patrocinadores.
Durante o reinado, a Corte representará oficialmente Valinhos e a Festa do Figo em todas as ações de divulgação e nos dias da festividade.
Comissão Organizadora
A Comissão Organizadora da 75ª Festa do Figo e da 30ª Expogoiaba foi nomeada por meio do Decreto nº 12.702, de 10 de outubro de 2025, publicado na Imprensa Oficial nº 2907. O grupo é responsável pela coordenação e execução das ações relacionadas ao evento e é formado pelos seguintes membros:
I - Presidente: Rodrigo Paulo Ribeiro;
II - Vice-Presidente: Vitor da Silva Pontes;
III - Tesoureiro: Rebeca Leardine Quijada;
IV - Secretário: José Sebastião Ribeiro dos Santos;
V - Jurídico: Thiago Eduardo Galvão Capellato;
VI - Infraestrutura: Alexandre Emerson de Oliveira;
VII - Limpeza: Lucas Schiavi;
VIII - Saúde: André Vansan Silva;
IX - Verde e da Agricultura: André Luís dos Reis;
X - Relacionamento Indústria, comércio e inovação: Luis Gustavo Bottura Previtali;
XI - Comunicação:
a) Denise Sciammarella Monteiro da Rocha Campos;
b) Esmael de Oliveira Neto;
XII - Coordenador de Programação: Carlos Henrique Gregio;
XIII - Comissão de Shows Regionais: Carlos Eduardo Inácio;
XIV - Representante dos Agricultores: Pedro Sidnei Pelegrini; e
XV - Agroturismo: Mônica Santos da Silva.