Com o objetivo de buscar novas informações e caminhos para fomentar o turismo no município, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, tem participado de uma série de eventos e encontros no Estado de São de Paulo. Técnicos do setor, ligados ao Departamento de Turismo, estiveram recentemente em duas importantes ações, o Salão São Paulo de Turismo e o 13º Congresso de Turismo Paulista, em São Bernardo do Campo, promovidos por associações do setor, entre os dias 21 e 23 de Junho. Um dos assuntos mais debatidos foi a "Acessibilidade no Turismo: Problemas e Soluções", tema da palestra da Deputada Estadual Célia Leão que preside a Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo.
Também com o mesmo objetivo, houve a participação no último dia 27 no 3º Encontro Estadual dos Agentes Públicos dos Municípios de Interesse Turístico, em Brotas. O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Claudio Valverde Santos, deputados estaduais e prefeitos.
Para o secretário municipal Wilson Ventura, a participação de congressos possibilita à equipe técnica do Departamento de Turismo a obtenção de conhecimentos para a implantação de novos projetos. "O prefeito Clayton tem dado total apoio ao crescimento do setor, uma vez que o tema Turismo faz parte de seu programa de governo", diz.
Segundo o diretor do Departamento de Turismo, Franklin Duarte de Lima, Valinhos busca se fortalecer e se enquadrar nos critérios estabelecidos pelo Governo do Estado dentro das perspectivas da FREMITUR – Frente Parlamentar dos Municípios de Interesse Turístico.
"Dentre em breve almejamos que Valinhos se consolide no setor tornando-se Município de Interesse Turístico. Isto permitirá o reconhecimento do Governo do Estado que poderá incluí-lo nos repasses de verbas", destaca o diretor.
Ele ainda explica que para alcançar o objetivo, entre várias ações já iniciadas para o fomento do setor, estão a realização de um inventário turístico e a criação do Plano de Desenvolvimento Turístico. "Além destas duas exigências por parte do Governo Estadual que já estão em andamento, para que Valinhos se enquadre precisamos ainda ativar o Comtur – Conselho Municipal de Turismo – que ficou por anos inativo", afirma Franklin.