Valinhos registrou queda no índice de roubo de veículos nos cinco primeiros meses de 2013 em comparação ao ano anterior. Foram 43 ocorrências, 17,4% a menos do que o registrado no ano passado, quando foram registrados 52 casos. Em comparação a 2011, quando 58 veículos foram roubados de janeiro a maio, a redução é ainda maior: 25,9%.
Os dados são da Secretaria Estadual de Segurança Pública e foram anunciados na semana em que se completam 6 meses da nova administração municipal pelo secretário de Defesa do Cidadão, Ederson Marcelo Valêncio. "O relatório estadual reúne informações de dois indicadores que impactam diretamente na sensação de segurança da população: roubo e furto de veículos", avalia o secretário.
Segundo Ederson, os primeiros cinco meses deste ano registraram uma queda de 6,2% no número de furto de veículos em relação ao ano anterior (137 contra 146 ocorrências). Em comparação com 2011, quando foram registrados 248 furtos de veículos de janeiro a maio, a queda de 2013 é uma das mais importantes do relatório da Secretaria de Segurança: 44,8%.
Integração - As ações de patrulhamento nas ruas são realizadas diariamente de forma integrada pela Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. O secretário Ederson Valêncio ressalta para a importância da população manter condutas preventivas.
"As pessoas devem adotar posturas preventivas, evitando deixar seus veículos em locais ermos ou de pouca iluminação, com as portas ou com os vidros abertos, chaves no contato e objetos de valor em seu interior. É importante também que acionem as forças de segurança ao observarem qualquer situação anormal ou indivíduos em atitude suspeita", disse ele.
"O roubo e o furto de veículos atormentam a população, causando inúmeros transtornos, razão pela qual serão intensificadas as ações para o combate a estes tipos de delitos", salienta o secretário.
Outro fator que poderá contribuir diretamente para a diminuição dos índices é a utilização de sistema de videomonitoramente por câmeras que será instalado em Valinhos. "O monitoramento por câmeras de vídeo e leitura de placas de veículos permitirá a realização de um planejamento estratégico diferenciado para o combate a vários tipos de delitos", completou Ederson Valêncio.
ROUBO DE VEÍCULOS
(janeiro a maio)
2013 = 43
2012 = 52
2011 = 58
FURTOS DE VEÍCULOS
(janeiro a maio)
2013 = 137
2012 = 146
2011 = 248