Enfermeiro da Secretaria da Saúde se transforma no Dr. Charlie Chaplin para incentivar os homens a se cuidarem
Fazer os exames de prevenção ao câncer de próstata ainda é motivo de muita resistência e preconceito entre os homens. Para quebrar essa barreira, o enfermeiro da Secretaria da Saúde, Mário de Lima, aposta em uma abordagem diferente e usa a linguagem do humor para levar informação e provocar mudanças de comportamento para a prevenção. Com roupas de época, maquiagem, bigodinho e o famoso chapéu preto entra em cena o Dr. Charlie Chaplin que por meio de muitas brincadeiras vai deixando o clima mais leve para entrar no assunto, que não é brincadeira.
Utilizar personagens para se aproximar das pessoas faz parte da rotina do enfermeiro. Ele também costuma se fantasiar de Homem-Aranha e outros super-heróis para abordar crianças que estão internadas ou passando por algum tratamento para passar mensagens de coragem e incentivo.
O enfermeiro afirma que ter realizado a ação com os servidores o deixa muito feliz e acredita que visitar as pessoas no local de trabalho faz diferença "a população depende do trabalho destes servidores para manter muitos serviços funcionando e estas pessoas precisam estar bem para cumprir essa missão. É importante eles sentirem que podem contar com esse apoio, mas com uma comunicação leve e acolhedora", explica.
Além das secretarias municipais, o Dr. Chaplin também tem visitado a Santa Casa e fará performance entre os pacientes da UPA para incentivar os homens a estarem atentos à prevenção.