A Prefeitura de Valinhos e o DAEV S.A. participaram, na manhã de terça-feira (18), da reunião mensal do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), realizada pelo Ministério Público em Campinas. O encontro reuniu representantes dos municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para debate de pautas ambientais estratégicas e acompanhamento das iniciativas regionais.
Valinhos esteve representada pelas secretarias do Verde e da Agricultura, Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, além da diretoria do DAEV. De acordo com o secretário do Verde, André Reis, a gestão municipal tem intensificado o compromisso com políticas sustentáveis e ações voltadas ao desenvolvimento ambientalmente responsável. “Na atual gestão, há uma grande preocupação com as questões ambientais e a sustentabilidade com ênfase no desenvolvimento de Valinhos”, afirmou o secretário.
Segundo o vice-prefeito e presidente do DAEV S.A., Luiz Mayr Neto, a reunião marcou um avanço importante na construção de soluções conjuntas para a melhoria da qualidade da água da região. “Essa reunião foi fundamental para alinhar expectativas e responsabilidades entre os municípios e os órgãos ambientais. O Ministério Público tem trabalhado para que o Ribeirão Pinheiros avance de Classe 3 para Classe 2, e isso exige a implantação do tratamento terciário por Valinhos, Campinas e Vinhedo. Em Valinhos, essa melhoria já está prevista no projeto da nova ETE, que está em fase de viabilização e deve operar com tecnologia capaz de produzir água de reuso, garantindo melhor qualidade ao Ribeirão Pinheiros.”
Durante o encontro, o promotor de Justiça Rodrigo Sanches Garcia apresentou temas prioritários para atuação integrada entre as 23 cidades que compõem as bacias PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí). Entre os assuntos tratados, estiveram a gestão de recursos hídricos, destinação de áreas de preservação, regularização de reserva legal, combate a incêndios florestais e a aplicação dos recursos destinados às políticas ambientais.
O Ministério Público reforçou ainda a necessidade de intensificação das ações de prevenção e resposta aos incêndios, que marcaram o ano passado e 2025. “Valinhos adotou providências sobre os incêndios ocorridos”, destacou André Reis.
Participaram da reunião os secretários André Barduchi (Desenvolvimento Urbano), Alexandre Emerson de Oliveira, o Deco (Obras Públicas), o presidente do DAEV, vice-prefeito Luiz Mayr Neto, equipes técnicas das pastas, além do diretor de Meio Ambiente, Theophilo Olyntho de Arruda Neto, o Dudu.
Criado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente tem como missão identificar, prevenir e reprimir atividades que causem degradação ambiental. O Gaema atua fomentando o trabalho integrado das promotorias e organizando a atuação regional com base nas bacias hidrográficas do estado, promovendo maior eficiência e integração nas ações de proteção ambiental.









