Espelho d'água vai ganhar novo revestimento; partes elétrica e hidráulica já foram reparadas e escultura está restaurada
A Prefeitura de Valinhos deu início à etapa final da revitalização da fonte localizada em frente ao Paço Municipal, no centro da cidade. O revestimento do espelho d'água, que hoje é de concreto e está deteriorado, está sendo substituído por uma fibra semelhante às utilizadas em piscina. A bomba d'água e a parte elétrica do chafariz estão recuperadas, o que vai permitir a reativação dos jatos d'água. A previsão é que as obras sejam concluídas ainda no mês de dezembro.
“São mais de 40 anos sem o funcionamento pleno da fonte. Alguns governos tentaram reativá-la, mas nunca enfrentaram a causa real do problema, que era o vazamento de água. Com o novo revestimento, estamos oferecendo uma solução definitiva. Mais do que recuperar um equipamento, estamos recuperando um símbolo da cidade. A revitalização da fonte devolve vida ao Centro, valoriza nosso patrimônio e melhora a experiência de quem circula, trabalha e faz compras na região”, afirma o secretário de Governo, Rodrigo Paulo Ribeiro, o Big.
Em maio, a estátua Mãe Valinhos, uma escultura feita em bronze com mais de dois metros de altura, foi restaurada pelo próprio artista, Santos Lopes, que deu forma ao monumento em 1996 como parte das comemorações aos 100 anos da cidade de Valinhos. Posicionada ao centro do espelho d'água, a obra valoriza todo o conjunto da fonte.
O restauro da fonte representa o resgate de um símbolo afetivo e histórico da cidade. A recuperação do espaço soma-se a um conjunto de ações do projeto de revitalização do Centro, que inclui a implantação do Estacionamento do Povo, a instalação do Poupatempo dentro da Prefeitura, a abertura da Rodoviária para que os usuários possam sair e voltar em até duas horas sem pagar nova passagem, a ação de limpeza dos fios soltos e a inauguração da Farmácia do Povo. Essas intervenções fortalecem o processo de requalificação do Centro, tornando-o mais vivo, seguro e acolhedor — o que também contribui para impulsionar o comércio local, atraindo mais pessoas, movimentando o fluxo de visitantes e estimulando novas oportunidades para os lojistas.
Autor: Secretaria de Comunicação
Local: Valinhos - SP