Em mais uma etapa, foi com emoção e alegria que as 11 famílias integrantes do Programa ‘Famílias Fortes’, edição 2025, participaram nesta segunda-feira (8) da cerimônia de formatura da primeira turma, numa iniciativa da Prefeitura de Valinhos, coordenada pelas secretarias da Família e da Mulher e da Educação e desenvolvida nos últimos meses como projeto piloto em duas escolas da Rede Municipal de Ensino.
O programa que está sendo implementado no município para alunos da faixa etária de 10 a 14 anos reuniu ao todo 5 famílias de alunos da EMEB Jorge Bierrembach de Castro, no Parque das Colinas, e outras 6 famílias de alunos da EMEB Vice-prefeito Antônio Mamoni, no Jardim das Figueiras, que participaram de sete encontros onde puderam conhecer o objetivo do programa. Em 2026 estão previstos mais quatro encontros de acompanhamento com as famílias.
Mãe e filha, Fernanda Silveira, de 39 anos, e Mariana Silveira, de 11 anos, aluna da EMEB Jorge Bierrembach de Castro, estavam ansiosas pela formatura. “Estamos felizes em nos formar hoje nesse programa que foi bem proveitoso e nos ensinou, entre outras coisas importantes, a cultivar os momentos em família e o respeito entre todos nós. Vou incentivar mais pais a participarem também”, falou Fernanda. “Eu também vou chamar meus amigos para participarem das próximas turmas. Gostei demais de fazer parte do Famílias Fortes. Minha convivência com meus pais ficou ainda melhor”, disse Mariana.
Bruna Cristina de Oliveira Belineli, de 36 anos, e o filho Enzo Gabriel Belineli, 11 anos, aluno da EMEB Vice-prefeito Antônio Mamoni, também considerou positiva a participação na formação. “Estou emocionada de estar aqui nessa cerimônia. Pra mim foi a melhor coisa que podia ter acontecido. Me aproximei mais do meu filho e me deu uma direção de como agir com ele nessa fase de transição de criança para a adolescência. Os encontros abrem nossa mente, fora a oportunidade de conhecer outras famílias e me aproximar mais do ambiente escolar. O programa é lindo demais e super recomendo”, destacou a mãe.
O aluno Pedro Lucas de Oliveira, de 10 anos, estava acompanhado na cerimônia dos pais Job Donizetti Ferreira, de 59 anos, e Andreza Oliveira, de 48 anos. “Antes o Pedro ficava mais tempo jogando no computador e agora ele está interagindo bem com a gente, ficou mais família. Eu aprovei a participação deles no programa e hoje estamos todos aqui comemorando a formatura”, falou Job. “Aprendi que não é correto usar drogas e também que é importante amar nossa família, que a gente precisa se respeitar sempre”, disse Pedro.
O pedagogo e psicólogo escolar, Leandro Gaspareti Alves, que atua na Secretaria de Educação e é um dos facilitadores do programa, disse que a interação entre pais e filhos é muito importante. “O que eu pude perceber a partir do próprio relato das famílias é que por parte dos filhos passou-se a ter uma aceitação maior sobre a colocação de limites, além de um maior equilíbrio entre o afeto, amor e esses limites, que é o eixo fundamental do programa Famílias Fortes, na construção da relação com os filhos. Hoje estamos todos aqui para celebrar essas mudanças de hábitos. Quanto mais famílias pudermos atingir no futuro será ainda melhor”, considerou.
“Esse programa é fundamental para fortalecer os vínculos familiares no município. Ele oferece estratégias muito práticas para os pais e responsáveis e também para as crianças e adolescentes, melhorando a comunicação, ajudando a estabelecer limites e fortalecendo respeito mútuo e apoio emocional”, reforçou Ivana Aparecida Ribeiro, diretora do Departamento da Família e coordenadora do programa que parabenizou as famílias presentes, além da equipe de facilitadores e a parceria com a Secretaria de Educação.
Também participaram da formatura os secretários da Família e da Mulher, Dalva Berto; da Educação, André Amaral, e de Segurança Pública e Cidadania, Osvaldo Rocco. “Cada um de vocês presentes aqui hoje se dedicaram a fortalecer os laços familiares. A formação dos cidadãos é a base de tudo e esperamos que para o próximo ano tenhamos ainda mais famílias envolvidas na implementação do programa. Por isso peço que divulguem esse trabalho e convençam outras famílias a participarem”, disse Dalva Berto.
“Obrigada secretária Dalva por fazermos juntos esta parceria, nessa missão de fazer o programa, que é uma potência, acontecer. Agradeço também a todos os funcionários das secretarias envolvidas e os 40 facilitadores que se formaram e que também irão participar de outras etapas. Acreditamos que uma cidade bem ordenada é aquela que tem cidadãos que não vivem para si, mas que aprendem a viver uns com os outros na sociedade”, destacou o secretário André Amaral.
Saiba mais
A metodologia do programa foi desenvolvida pela Universidade Oxford Brookes, no Reino Unido, e adaptada à realidade brasileira, e é reconhecida nacionalmente por trabalhar a comunicação familiar, a resolução de conflitos e a promoção de ambientes protetivos para crianças e jovens. Em Valinhos, o ‘Programa Municipal de Fortalecimento de Vínculos Familiares’ foi instituído pelo Decreto de nº 12.609, em 13 de julho desde ano.
A implementação do Famílias Fortes no munícipio, em 2025, teve início em setembro com o lançamento do programa e a etapa de formação de servidores municipais e voluntários de entidades visando o fortalecimento de vínculos juntos às famílias e a promoção do desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, com uma série de encontros formativos para habilitá-los à condução dos grupos de famílias.









