A tradicional feira livre “Quarta é Feira Hitomo Imanishi”, no Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC), recebeu uma visita especial nesta quarta-feira (10). Vestido de vermelho e carregando consigo o espírito natalino, Papai Noel percorreu as barracas, conversou com os feirantes e distribuiu abraços, fotos e doces às crianças, levando uma mensagem de fé e esperança aos moradores.
“Que todos tenham saúde, paz e acreditem que o amanhã será melhor. Tenham fé em Deus”, desejou o bom velhinho aos valinhenses. Entre as crianças, a alegria era evidente. Ana, de 8 anos, estudante da EMEB Carlos de Carvalho Vieira Braga, acompanhou o passeio e fez questão de registrar sua foto. “Eu pedi um brinquedo… e dei um abraço nele”, contou animada. Daniel, de 10 anos, também ficou encantado: “Eu quero um carrinho”, disse após conversar com Papai Noel.
Enquanto as crianças aproveitavam a magia natalina, muitos consumidores observavam os produtos e avaliavam as ofertas. A moradora da Vila Sônia, Marina Aparecida Sequin Almeida, destacou sua preferência pela feira. “Os preços são sempre bons e a qualidade é garantida, tudo fresquinho”, afirmou. Ela comprou duas alfaces por R$ 6.
Feirantes registram movimento aquecido
A presença de Papai Noel reforçou o objetivo da Prefeitura de tornar os espaços de comercialização cada vez mais acolhedores e atrativos.
“Estamos trabalhando para criar um ambiente mais sustentável, convidativo e fortalecedor para os feirantes, garantindo que as vendas permaneçam aquecidas”, afirmou o secretário do Verde e da Agricultura, André Reis, responsável pela gestão das feiras municipais.
Esta é a segunda ação especial realizada no CACC em dezembro. Na semana anterior, o espaço recebeu uma roda de conversa e apresentação dos grupos de capoeira Aruanda e CMV.
Para os feirantes, o impacto é imediato. “Quando tem atração cultural, o movimento sempre aumenta”, contou Clarice Gonzaga, da barraca Acarajé da Baiana, onde o acarajé tradicional custa R$ 25 e a cocada R$ 15.
Na área dos doces caseiros, Cármen de Oliveira Martins comemora os resultados positivos. Ela aposta na degustação para atrair clientes. “Toda semana coloco algum doce para provar. As pessoas experimentam e acabam comprando”, explicou. A compota de figo é a mais procurada: 300g por R$ 12. A receita de família do doce de leite também faz sucesso, ao lado de opções como doce de abóbora, pudim de mandioca e maçã do amor.
Os produtores de hortifrútis também celebram o bom movimento. Theo Teodoro, que mantém um sítio na Serra dos Cocais, destaca as promoções como estratégia para fortalecer as vendas. “Qualquer verdura sai por R$ 4. Se levar três, podendo misturar espécies, fica R$ 10”, explicou. Entre os produtos oferecidos estão alface, couve e cheiro verde.









