Na 75ª Festa do Figo e 30ª Expogoiaba, apesar das frutas serem as grandes protagonistas do evento, o público conta com uma ampla variedade de opções gastronômicas que fazem sucesso a cada edição pelo aroma e sabor. Semanas antes do início do evento, dezenas de voluntários já estão nos preparativos para oferecer ao público diversos tipos de comidas, como lanches, massas, doces e outras delícias.
No Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Valinhos a cozinha está a todo vapor. Em meio a dúzias de frutas fresquinhas, as voluntárias já separaram as polpas que serão utilizadas para fazer o famoso milk shake de goiaba e, nestes últimos dias, as grandes panelas entraram em ação para o cozimento que será a base dos figos em calda.
Por trás destas sobremesas estão pessoas como Leonilde Favrin, que participou da Festa do Figo por muitos anos comercializando as frutas produzidas em sua propriedade, mas nesta edição está estreando como voluntária. Dona Leo, como é conhecida, recomenda que outras pessoas passem pela experiência do voluntariado "é muito bom estar aqui produzindo os doces, conversando, ocupando a cabeça e ajudando. Todos deveriam procurar um trabalho voluntário porque é muito bom", afirma. Sua companheira no trabalho, Antônia de Souza, trabalhou como merendeira na EMEB Jerônymo Alves Corrêa e agora traz essa experiência para colaborar nos preparativos para a Festa do Figo. Dona Toninha do Jerônymo, como é chamada carinhosamente, aceitou de imediato o convite para fazer os doces que serão vendidos na festa "já trabalhei no brechó do Fundo, agora estou preparando os doces. Antes minhas atividades era só em função dos filhos, hoje estou realizando essa vontade que eu tinha de trabalhar ajudando outras pessoas", explica.
A tenda do FSS oferece aos visitantes figo com opções de acompanhamento de chocolate ou sorvete, bolos, brownie e brigadeiro. Para quem prefere os salgados, também tem pão na chapa, pão de queijo, salgados diversos e um bom café para acompanhar. Tudo preparado com muito carinho pelas voluntárias do Fundo. Por meio de uma parceria com a Casa do Brigadeiro, a novidade deste ano será o Figo do Amor. Inspirado no grande sucesso que movimentou o Brasil no ano passado, o morango do amor, o doce ganha uma versão regional com a fruta tradicional de Valinhos.
Não foi só a cozinha do Fundo Social que esteve agitada nos últimos dias. Nesta quinta-feira (14), voluntários da Paróquia São Cristóvão se reuniram para fazer o pré-cozimento e a separação das porções do talharim que será servido no Ristorante Italiano. Foram preparados mais de 130 quilos de macarrão que serão suficientes para servir cerca de 300 pratos durante o primeiro final de semana da festa.
José Marcílio Souza, conhecido como Mau, trabalha durante o dia em uma indústria, mas à noite, em vez de descansar em casa ele prefere estar na igreja ajudando na produção de massas. Trabalhando como voluntário nesta preparação para a Festa do Figo há oito anos, Mau explica que a atividade na cozinha é uma terapia "na indústria eu canso a cabeça, aqui canso o corpo e no dia seguinte estou renovado. Eu sabia cozinhar, mas foi aqui que eu aprendi de verdade. É muito gratificante fazer essas comidas, ver as famílias reunidas na festa apreciando as massas", explica.
Além do talharim, o Ristorante Italiano oferece aos visitantes nhoque, frango frito, polenta frita e creme, batata frita, além dos doces e bolachas caseiros.
Outras atrações muito tradicionais nas festas em Valinhos são os lanches feitos pelos voluntários da Associação das Entidades Assistenciais de Valinhos e Clubes de Serviço (Asserutil). O tradicional lanche de pernil com vinagrete e acelga, o lanche de mortadela super recheado, além do hambúrguer são as opções para quem gosta de sanduíches fartos e saborosos. Durante os três finais de semana de festa, os voluntários vão utilizar 600 quilos de pernil, 80 quilos de mortadela Martini, 150 quilos de linguiça calabresa e 1.200 unidades de hambúrguer para a produção de mais de sete mil lanches.
Tombo da polenta
O público também está convidado a participar do Tombo da Polenta, que será realizado nos três domingos da festa a partir das 13h30. O Tombo da Polenta, uma atração que não se restringe à Festa do Figo e que percorre diversas cidades do interior, foi reconhecido no ano passado como Patrimônio Cultural e Imaterial de Valinhos.
Idealizado pela Paróquia São Cristóvão, com o apoio da Associação Italiana de Valinhos, o Tombo da Polenta resgata as raízes culinárias italianas e promove valores como união, fé e fraternidade. O evento se consolidou como um símbolo cultural da cidade, atraindo moradores e turistas durante a Festa do Figo, em torno de um prato que vai além da gastronomia: representa identidade e pertencimento.
Serviço
75ª Festa do Figo e 30ª Expogoiaba de Valinhos
Período: de 16 de janeiro a 1º de fevereiro de 2026 (dias 16, 17, 18, 19, 22, 23, 24, 25, 29, 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro)
Local: Parque Municipal de Exposições “Monsenhor Bruno Nardini”
Endereço: Rua Dom João VI, nº 82 – Jardim Planalto
Entrada: gratuita em todos os dias e horários nas áreas gerais do evento. A cobrança de ingressos ocorre exclusivamente para acesso à área dos shows nos dias 17, 18, 24 e 31 de janeiro, a partir das 17h.
Horários:
– Quintas e sextas-feiras: das 17h às 24h
– Sábados e domingos: das 10h às 24h
– Dia 19/01 (véspera do feriado municipal): das 17h às 24h
Estacionamento oficial: R$ 30,00 (com seguro contra roubo e furto)
Contato: (19) 99853-9823 (WhatsApp)
Mais informações:
Site Prefeitura de Valinhos
Instagram: @prefsvalinhos | @festadofigodevalinhos
Shows
16/01 – Jeito Moleque (entrada franca – pista)
17/01 – Natanzinho Lima e Elis Justi
18/01 – Zé Neto & Cristiano
19/01 – Panda (entrada franca – pista)
23/01 – Turma do Pagode (entrada franca – pista)
24/01 – Ana Castela
25/01 – Fiduma & Jeca (entrada franca – pista)
30/01 – Pixote (entrada franca – pista)
31/01 – Lauana Prado e Vini Drumond
01/02 – Trio Parada Dura (entrada franca – pista)
Dias e horários do evento
16/01 (sexta) – 17h às 24h
17/01 (sábado) – 10h às 24h
18/01 (domingo) – 10h às 24h
19/01 (segunda – facultativo) – 17h às 24h
22/01 (quinta) – 17h às 24h
23/01 (sexta) – 17h às 24h
24/01 (sábado) – 10h às 24h
25/01 (domingo) – 10h às 24h
29/01 (quinta) – 17h às 24h
30/01 (sexta) – 17h às 24h
31/01 (sábado) – 10h às 24h
01/02 (domingo) – 10h às 24h









