A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, informa que o período para inscrição visando o credenciamento de artistas locais e regionais destinados à realização de eventos e iniciativas culturais no município está mantido até 20 de fevereiro. O objetivo do chamamento é a prestação de serviços à Prefeitura pela classe artística nos mais diversos segmentos, sendo o cadastramento pré-requisito para quem deseja se apresentar por meio do edital.
O Chamamento Público nº 01/2025 destina-se ao credenciamento de artistas, que sejam Pessoa Física ou Pessoas Jurídica, de caráter Artístico Culturais, com comprovada atuação artístico cultural, para cadastramento em eventuais serviços nas atividades e ações estabelecidas pela Secretaria da Cultura e Turismo no ano de 2026.
O edital também visa adequar a forma de contratação dos artistas em atendimento a Lei Federal de nº 14133/2021, que trata de licitações e contratação para administração pública.
Para ter acesso a todo o processo do Chamamento Público, com os respectivos editais de licitação do chamamento acesse aqui.
Já as inscrições para participar do chamamento devem ser feitas exclusivamente pelo seguinte link: https://valinhos.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=20&is=4770757&iser=01KB0WRPCWZ1F5SQY.
A taxa para a inscrição é isenta. São ao todo nove modalidades de credenciamento, em diversos segmentos, formatos e estilos, sendo para as áreas de música, teatro, circo, dança, artes visuais, fotografia, audiovisual, atividade educativa e intérprete de libras.
A seleção e classificação dos inscritos por segmento serão realizadas pela Comissão de Seleção da Secretaria de Cultura e Turismo. A comissão será responsável por avaliar e habilitar os proponentes inscritos, considerando a análise da documentação apresentada e os critérios técnicos estabelecidos no edital. Informações sobre o chamamento podem ser obtidas pelo fone: 3871-3646 (ramal 28), no Departamento de Eventos.
Os habilitados serão classificados em ordem decrescente de pontuação (do maior para o menor), por segmento, modalidade e formato e gênero. “Destacamos que haverá uma pontuação maior, conforme estabelecido pelo edital, para aqueles que forem situados em Valinhos e somente serão habilitados artistas que somarem pelo menos 25 pontos na classificação geral”, destaca o secretário da pasta, Fabrício Bizarri.
“Em 2025, realizamos um chamamento visando um recadastramento para mapear e compreender quem são os artistas e fazedores de cultura que residem ou atuam em Valinhos. Já este novo chamamento substituirá o edital atualmente vigente, passando a ser o instrumento oficial para a seleção de artistas que poderão ser contratados, de forma eventual, conforme a demanda da Prefeitura”, esclarece Bizarri.









