A vinda da carreta do ‘Museu Catavento - Ciência que vai até você’ a Valinhos, estacionada desde o dia 1º de fevereiro em frente da Prefeitura, foi sucesso de público. Grupos organizados aproveitaram a oportunidade de conhecer as instalações da estrutura itinerante aberta à visitação pública durante o dia todo até a última sexta-feira (6). A atividade integra o programa CultSP na Estrada, voltado à promoção e circulação de projetos culturais em diversas regiões do estado, ampliando o acesso à cultura e ao conhecimento.
Ao todo 1.632 pessoas visitaram a instalação. Entre os grupos estiveram 60 alunos do Colégio Rinnovare que também participaram de uma oficina de pintura de desenhos, 80 alunos da APAE que contaram com um elevador para acessibilidade ao interior do museu e com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, além de 14 idosos do CCI (Centro de Convivência do Idoso), ligado à Secretaria da Família e da Mulher, que aproveitaram todas as instalações e se divertiram com os equipamentos.
O programo é ligado à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e conta com a parceria da Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, além do patrocínio da Shell, pela Lei Federal de Incentivo à Cultura
Representantes do Governo do Estado também acompanharam de perto o sucesso da vinda do projeto Museu Catavento, entre eles a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado e São Paulo, Marília Marton, e o secretário executivo do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-SP), Rodrigo Simões, que esteve na cidade para outros compromissos.
O Governo Estadual programa a passagem da carreta por 39 cidades até março, com a estimativa de que mais de 10 mil pessoas sejam impactadas mensalmente pelo projeto. A estrutura projetada pelo Catavento reúne nove experiências interativas nas áreas de física, química, biologia, geografia e história, pensadas para despertar a curiosidade do público e fomentar a divulgação científica.
Entre os destaques da carreta estão o Gerador de Van de Graaf (aquele que deixa os cabelos de quem encosta nele em pé pela tensão criada), uma bicicleta ergométrica geradora de energia, uma maquete tridimensional do núcleo da terra e monitores que simulam o canto de 30 diferentes aves brasileiras.
Outros aparelhos célebres das seções permanentes do museu também estão no interior da carreta, como um aparelho que simula o movimento de uma bailarina, apresentando variações de velocidade, uma “pista de embriaguez” e um experimento que fala sobre a polaridade das moléculas a partir da água e do óleo.
“Foi uma grande alegria para Valinhos receber a carreta do Museu Catavento – Ciência que Vai Até Você entre os dias 1º e 6 de fevereiro, proporcionando uma experiência educativa e interativa que alcançou 1.632 visitas, resultado tão expressivo e extremamente gratificante. Essa ação, realizada em parceria com a Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, reforça nosso compromisso em ampliar o acesso à ciência e à cultura, levando conhecimento de forma democrática e de qualidade à população de Valinhos.”
Sobre o Museu Catavento
Inaugurado em 2009 e localizado no histórico Palácio das Indústrias, em São Paulo, o Museu Catavento é o museu de ciências mais visitado da capital paulista. Administrado pela Organização Social Catavento Cultural e Educacional, o espaço reúne mais de 200 instalações interativas divididas em quatro áreas temáticas – Universo, Vida, Engenho e Sociedade – ocupando mais de 12 mil m².
Reconhecido por unir conhecimento e diversão, já recebeu mais de 7,8 milhões de visitantes desde sua abertura. Em 17 anos de atuação, consolidou-se como referência em cultura, ciência e tecnologia, cumprindo sua missão de estimular a curiosidade e o aprendizado para públicos de todas as idades.









