Em um domingo marcado por celebração, força e inspiração 28 mulheres integraram a Feira da Mulher Empreendedora, realizada no Parque da Cidade – Ayrton Senna da Silva - durante a programação da Semana da Mulher Valinhense, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Entre cores, aromas e produtos feitos com dedicação, cada banca representava muito mais do que um negócio: mas histórias de superação, sonhos que ganharam forma e a coragem de mulheres que decidiram transformar talento em oportunidade.
As empreendedoras fazem parte do Programa Municipal da Mulher Empreendedora, iniciativa promovida pela Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria da Família e da Mulher, que incentiva a autonomia financeira e fortalece o protagonismo feminino no município.
Durante toda a manhã, o público que passou pelo parque pôde conhecer e adquirir produtos variados, como artesanato, crochê, acessórios, roupas, perfumaria, peças de decoração, doces, pães e itens personalizados, todos produzidos pelas próprias expositoras. Para muitas delas, a feira representa uma importante vitrine para divulgar o trabalho e ampliar a renda familiar.
A artesã Nancy Dias Correia, de 63 anos, destacou a emoção de representar as mulheres da Feira da Mulher Empreendedora em um evento dedicado ao Dia Internacional da Mulher. Segundo ela, a iniciativa fortalece o empreendedorismo feminino e cria oportunidades para divulgar o trabalho artesanal. “A união das mulheres e o apoio da Secretaria da Mulher fazem toda a diferença. É muito gratificante mostrar nosso trabalho e ver a feira crescer cada vez mais”, afirmou, orgulhosa de fazer parte do projeto.
Recém integrada ao programa, a artesã Rose Bruscato, de 58 anos, que há oito anos produz artes sacras, celebrou a oportunidade de expor seu trabalho e destacou a importância do espaço para que as mulheres empreendedoras mostrem seus talentos. “A feira é uma grande oportunidade. Todas as mulheres carregam muita luz, e que possamos sempre acolher as pessoas com amor e carinho”, disse.
Já a empreendedora Raquel Castro, de 41 anos, encontrou na feira um recomeço. Após ficar quase três anos afastada do trabalho por causa de um câncer, ela voltou à ativa com a produção de doces artesanais. “Estou voltando devagarzinho, e participar da feira está sendo muito bom. É gratificante quando alguém compra, gosta e volta”, contou, emocionada por viver esse novo capítulo justamente no Dia Internacional da Mulher.
Mulheres que empreendem, inspiram e transformam
Mais do que vendas, o espaço também foi marcado por encontros, troca de experiências e incentivo mútuo entre mulheres que compartilham o mesmo propósito: crescer, empreender e apoiar umas às outras.
A Feira da Mulher Empreendedora é promovida regularmente no Parque Municipal, sempre aos sábados e domingos, das 8h às 14h, e já se consolidou como um espaço de valorização do empreendedorismo feminino em Valinhos.
Neste domingo especial, a presença das empreendedoras reforçou o verdadeiro significado da data: celebrar mulheres que, com talento, coragem e determinação, constroem caminhos e inspiram toda a comunidade. A secretária da Família e da Mulher, Dalva Berto, destacou que acompanhar o crescimento das participantes do programa é motivo de grande emoção.
“É muito gratificante ver a transformação na vida dessas mulheres. Muitas chegam tímidas, inseguras, e aos poucos vão ganhando confiança, fortalecendo seus negócios e acreditando no próprio potencial. O programa não é apenas um espaço de venda, mas também de capacitação, aprendizado e incentivo para que elas se desenvolvam cada vez mais como empreendedoras”, ressaltou a secretária.
Fonte: Departamento de Jornalismo
Local: Valinhos - SP