Idealizada pela Prefeitura de Valinhos, através da Secretaria da Família e da Mulher, a Feira da Mulher Empreendedora iniciou um novo modelo de organização para acompanhar o crescimento do projeto. Com 35 estandes participantes, a feira passou a adotar um sistema de rodízio entre grupos de expositoras, estratégia que busca ampliar as oportunidades de vendas e evitar concorrência direta entre produtos semelhantes.
A novidade começou a ser aplicada no último sábado (14), quando as empreendedoras foram divididas em três grupos de exposição. A proposta é que os grupos se revezem nos fins de semana, reunindo todas as participantes em eventos maiores e especiais realizados na rua do Parque da Cidade Ayrton Senna da Silva.
Atualmente, a feira também conta com três líderes que atuam como intermediárias no diálogo entre as empreendedoras e a Prefeitura, contribuindo para a organização e o fortalecimento da iniciativa.
As participantes comemoram o crescimento do espaço, que se consolidou como uma vitrine para pequenos negócios liderados por mulheres. O modelo de rodízio foi bem recebido pelas expositoras, que destacam o espírito de colaboração entre elas.
“O revezamento entre grupos permite dar oportunidade para que todas tenham seus produtos vistos pela população”, explicou a líder Edna Lúcia Guimarães. Segundo ela, cada grupo reúne, em média, entre 12 e 18 expositoras, o que ajuda a evitar repetição de produtos nos estandes.
A empreendedora Thábata Goulart, criadora da marca Na Presença, é uma das mais novas integrantes da feira. Ela começou a participar durante a exposição realizada no Dia Internacional da Mulher e apresenta produtos como canecas e brindes personalizados.
“A feira garante uma boa visibilidade aos negócios e a união das mulheres, sempre se ajudando, é muito interessante”, afirmou. Entre os produtos que oferece estão cestas, kits com xícaras, velas e itens personalizados. Até mesmo seu cartão de visita foi criado em formato de marca-páginas.
Para o público, a feira também se tornou uma atração durante os passeios no parque. Moradora do Jardim Figueiras, Mariana Teixeira elogia a variedade de produtos disponíveis.
“Eu venho sempre que posso ao parque e gostei bastante da feira, porque tem muita variedade e ajuda os empreendedores”, comentou. Segundo ela, é difícil sair sem levar algum produto, especialmente os alimentos artesanais. “É tudo bem feitinho, uma delícia”, disse.
Entre os itens comercializados estão artesanatos em madeira de demolição e paletes, costura criativa com livros e jogos interativos em feltro, velas aromáticas, incensos naturais, roupas fitness, consultoria de beleza, cosméticos e maquiagem, além de alimentos e doces caseiros.
O público também encontra semijoias, mandalas, acessórios em couro, peças com pedras naturais e metais, perfumes e saboaria artesanal, itens em crochê e macramê, plantas e diversos presentes personalizados.
Serviço
Feira da Mulher Empreendedora
Dias: sábados e domingos
Horário: das 8h às 14h
Local: Parque da Cidade Ayrton Senna da Silva
(Av. Dr. Altino Gouveia, 878 – Jardim Pinheiros, Valinhos)
A feira é aberta ao público e valoriza o empreendedorismo feminino e a economia criativa local.









