A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria do Verde e da Agricultura, participou nesta quarta-feira (25) da 3ª edição da Fruit Attraction São Paulo, feira internacional de frutas e hortaliças realizada no São Paulo Expo & Convention Center. A visita teve como objetivo acompanhar tendências do mercado, conhecer o comportamento do setor no cenário nacional e internacional e buscar oportunidades para fortalecer a agricultura local.
Durante o evento, a comitiva de Valinhos visitou estandes, acompanhou as novidades do setor e dialogou com produtores e representantes da cadeia produtiva. Estiveram presentes o secretário do Verde e da Agricultura, André Reis, o secretário adjunto, Marcos Mori, e o diretor de Agricultura, Pedro Pelegrini.
“Queremos entender como os mercados externo e interno têm se comportado em relação à produção, escoamento, gargalos e aceitação dos produtos frutícolas, considerando que Valinhos tem forte vocação neste setor”, destacou o secretário André Reis. Segundo ele, a proposta é aplicar os conhecimentos adquiridos ao contexto local, fortalecendo produtores e ampliando parcerias regionais, especialmente no âmbito do Circuito das Frutas.
Valinhos presente no cenário internacional
A feira também contou com a participação de representantes de Valinhos entre os expositores. A empresa Campal Frutas & Legumes, da família Fabiano, esteve presente com estande próprio, reforçando a presença da cidade no mercado internacional. A comitiva foi recebida por Marina e Rodrigo Fabiano, responsáveis pela exportação de frutas que levam o nome de Valinhos para outros países.
Outro destaque foi a presença dos irmãos Lacarini, da empresa HMV Comércio e Exportação e Importação de Frutas Ltda., que participaram do evento em busca de novas oportunidades de negócios e troca de experiências.
Além de fomentar negócios, a Fruit Attraction São Paulo se consolida como um importante ponto de encontro do setor, reunindo produtores, distribuidores, exportadores e especialistas. O evento favorece a internacionalização, o fortalecimento de marcas e o acesso a novas tendências e tecnologias.
Cenário do setor no Brasil
Dados apresentados durante a feira reforçam o potencial do país no setor frutícola. O Brasil produz mais de 40 milhões de toneladas de frutas por ano, figurando entre os três maiores produtores do mundo. No entanto, a participação no mercado internacional ainda é limitada, com exportações inferiores a 1 milhão de toneladas — cerca de 2% da produção.
O faturamento anual com exportações varia entre US$ 1,2 bilhão e US$ 1,5 bilhão, números abaixo de países como Chile e Peru, que, mesmo com menor produção, apresentam maior inserção no comércio exterior.
A agricultura, de forma geral, representa cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, evidenciando sua relevância econômica e estratégica.
A participação de Valinhos na Fruit Attraction São Paulo reforça o compromisso da administração municipal em buscar inovação, fortalecer o setor agrícola e ampliar as oportunidades para os produtores locais.









