Encerrando o mês dedicado às mulheres, a Secretaria da Família e da Mulher da Prefeitura de Valinhos promoveu uma capacitação voltada às empreendedoras do município, com foco no fortalecimento dos negócios e no desenvolvimento pessoal. O evento foi dividido em duas etapas, abordando a construção de marca pessoal e a aplicação de estratégias de organização financeira no dia a dia empresarial, incluindo o uso de máquinas de cartão.
Realizado no Centro de Convivência do Idoso (CCI), a abertura do evento foi feito pela secretária da Família e da Mulher, Dalva Berto. “O que fazemos é para que vocês tenham mais conhecimento, que possam ter autonomia e se sintam empoderadas, com a certeza que estão no caminho certo. Diariamente, temos procura por cinco ou seis mulheres que querem fazer parte do grupo da Feira da Mulher Empreendedora”, relacionou.
Durante a abertura, ela aproveitou para enfatizar a escolha do Parque da Cidade Ayrton Senna da Silva para a realização da feira. Segundo ela, a transformação do parque por decisão do prefeito Franklin Duarte de Lima ainda terá novas etapas, tornado o espaço ainda mais agradável às famílias. “Temos que valorizar o que é nosso”, ensinou.
Incrementando os negócios
As empreendedoras aprovaram as palestras promovidas no CCI.
“O evento de hoje é uma oportunidade para eu expandir meus negócios. Quanto mais informações, mais podemos ter visão sobre no mercado e a melhor forma de atuar”, explicou a empreendedora
Geovana de Morais, de 25 anos, que está presente na Feira da Mulher Empreendedora há três semanas com estande de bijuterias artesanais.
A moradora do Jardim São Marcos, a chefe de cozinha Luciana Ferreira, ainda não faz parte do grupo das mulheres da feira. “Eu vim para conhecer a proposta do grupo, ver se é adequado ao meu perfil e, claro, ter mais informações de uma forma geral sobre empreendedorismo, o que ajuda para descobrir novas possibilidades”, contou.
Conhecimento para crescer
A primeira parte do evento foi a palestra “Mulheres que se posicionam, prosperam” com a mentora de líderes, Yara Landucci. Há 40 anos no mercado de gestão e desenvolvimento de pessoas, ela mostrou a importância do investimento pessoal. “Não é a mudança nos negócios, mas um olhar diferente para si mesma. A maior marca é sempre você mesma; o principal produto é você”, iniciou.
Para ela, o empreendedor deve se conhecer, saber o que busca, ter consciência que enfrentará desafios diários e pode se inspirar em outros empreendedores, mas não copiar porque o caminho é único. “Quando a pessoa entende que a marca é ela, o produto se vende sozinho, ela sabe precificar, reconhecendo o valor do que produz. Ela tem posicionamento”, resumiu.
O encerramento foi realizado pela empreendedora e gerente de negócios da empresa brasileira de serviços financeiros e tecnologia Cielo, Thábata Goulart, que mostrou a importância do uso da máquina de cartão, a conhecida “maquininha”, que permite aceitar pagamentos com cartões de débito, crédito e pix ou a realização das transações pelo celular.
Para ela, é uma opção de pagamento que não se destina somente às grandes corporações. “Muitas acreditam que é uma ferramenta para grandes comércios. Quero trazer este conhecimento e mostrar os benefícios. Vão entender como funciona, as taxas existentes, as diferentes operações, o uso de acordo com o interesse. Isto simplifica, barateia a rotina e alavanca os negócios”, garantiu ela, que tem um estande na Feira da Mulher Empreendedora com artigos e brindes personalizáveis religiosos.









