Em uma ação da Prefeitura de Valinhos, por meio das secretarias da Família e da Mulher e da Educação, será realizada na Câmara Municipal, no próximo dia 18, às 19h30, a palestra “Como o Poder Público e a Sociedade Civil podem contribuir para o fortalecimento da família”, a ser ministrada por Marcelo Couto Dias, secretário da Família, Cidadania e Segurança Alimentar de Osasco. O encontro será aberto ao público e contará com a participação de profissionais do serviço público, lideranças civis e religiosas, representantes de entidades e moradores interessados no tema.
A palestra terá como foco principal apresentar às lideranças e agentes multiplicadores os programas Famílias Fortes e ACT – Para Educar Crianças em Ambientes Seguros, iniciativas voltadas à promoção de vínculos familiares saudáveis e à prevenção de situações de vulnerabilidade envolvendo crianças e adolescentes. Ambos os programas estão sendo implementados na rede municipal de Valinhos.
Embora o evento também seja aberto às famílias que desejarem conhecer os programas, a proposta é ampliar o entendimento das lideranças sobre o funcionamento, os objetivos e os benefícios das iniciativas, para que possam orientar, encaminhar e incentivar a participação da população.
A escolha de Marcelo Couto Dias para conduzir a palestra se deve à sua ampla experiência prática na implementação dos programas em Osasco, considerada referência nacional na aplicação tanto do ACT quanto do Famílias Fortes. Como secretário da área, ele acompanha diretamente o desenvolvimento das ações e trará ao público não apenas conhecimento teórico, mas também resultados concretos obtidos ao longo dos anos.
Durante o encontro, Marcelo apresentará detalhes sobre a implantação dos programas, suas metodologias e impactos positivos observados em pesquisas realizadas no Brasil e no exterior. “A proposta é proporcionar uma compreensão clara sobre o funcionamento das iniciativas e os benefícios que elas podem trazer às famílias e também à administração pública, especialmente na promoção da prevenção, fortalecimento de vínculos e construção de ambientes mais seguros e acolhedores”, destaca a secretária da Família e Mulher, Dalva Berto.
“A palestra também buscará fortalecer a integração entre poder público, entidades sociais, lideranças religiosas e sociedade civil, ampliando a rede de apoio às famílias e incentivando a construção conjunta de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento social e à proteção da infância e da adolescência”, convida o secretário de Educação, André Amaral.
Sobre o palestrante
Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, Marcelo Couto Dias é mestre e doutor em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador, com estágio acadêmico no Departamento de Sociologia da Universidade de Bolonha, na Itália. Entre 2013 e 2019, atuou como professor-assistente na Universidade Católica do Salvador e, atualmente, é professor-colaborador do Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea da instituição.
Também integrou a Secretaria Nacional da Família, do Governo Federal, entre os anos de 2019 e 2022, exercendo a função de diretor. Desde 2023, ocupa o cargo de secretário da Família, Cidadania e Segurança Alimentar da Prefeitura de Osasco.









