Com a afixação de cartazes informativos em pontos de referência de agricultores da cidade, a Prefeitura de Valinhos visa incentivar a prática de manutenção dos pomares limpos. Segundo o diretor do Departamento de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o engenheiro agrônomo Fernando Focesi Pinheiro, a limpeza diminui a proliferação de pragas e moléstias e também a incidência de incêndios no mato alto. O diretor lembra que esta ação cumpre a Lei Municipal de número 4520 de 14 de janeiro de 2010, que estabelece normas para inibir o abandono de pomares.
O diretor explica que a limpeza dos pomares evita que os frutos que caem ao chão apodreçam e sirvam de criadouros de moscas e larvas que possam contaminar a plantação. "A prática de pomares abandonados prejudica todo o segmento do agronegócio, pois reduz a oferta de produtos de qualidade e a produtividade, além de aumentar o custo da produção", informa o engenheiro agrônomo.
Segundo o diretor, os cartazes estão sendo afixados em mais de 30 pontos da área rural do município, tais como estabelecimentos comerciais, escolas, igrejas e órgãos ligados à agricultura. Valinhos tem perto de 420 propriedades rurais, a maioria voltada para a fruticultura. "A proposta dos cartazes é lembrar ou informar os agricultores sobre a importância de manter os pomares limpos", afirma.
O engenheiro agrônomo informa que é de responsabilidade do proprietário, do parceiro ou arrendatário a manutenção dos pomares limpos, sem frutos no chão, com as pragas e doenças mantidas sob controle. Segundo o diretor, os responsáveis por pomares em estágio de abandono estão sujeitos a penalidades previstas no Código de Posturas do município.