A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, acompanhou a participação de 33 alunos do Centro Cultural Vicente Musselli no 43° Festival de Dança de Joinville (SC). Entre os dias 23 e 25 de julho, o grupo vivenciou uma imersão artística de caráter não competitivo na cidade catarinense.
Durante a programação, o grupo valinhense participou de apresentações não competitivas nos Palcos Abertos espalhados pela cidade, realizou cursos de aperfeiçoamento e masterclasses, além de visitas técnicas à tradicional Feira da Sapatilha e à sede da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
De acordo com o Diretor de Gestão de Cultura da Secretaria de Cultura e Turismo, Alex Kiton, a experiência vai muito além das apresentações artísticas. "Participar do Festival de Dança de Joinville é uma vivência única aos alunos. Eles têm contato com alguns dos maiores profissionais da dança do Brasil e do mundo, ampliam seus conhecimentos técnicos e artísticos e vivenciam um ambiente de excelência que inspira e motiva cada um deles a continuar sua formação”, diz.
O diretor destaca ainda que a participação no festival também representou uma importante oportunidade de aperfeiçoamento para a equipe de professores do Centro Cultural que acompanharam as noites competitivas do evento.
"Nossos professores acompanharam as noites competitivas do festival, consideradas uma verdadeira vitrine da dança brasileira e internacional. Assistir às apresentações das melhores companhias e grupos do país permite uma atualização constante sobre tendências, técnicas, processos criativos e critérios de avaliação. Esse conhecimento é levado para as salas de aula e reflete diretamente na qualidade do ensino oferecido aos nossos alunos”, pontua Kiton.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Bizarri, a presença de alunos e professores no 43º Festival de Dança de Joinville reflete as ações do município para incentivar a formação artística local. “O investimento na capacitação profissional e no acesso à dança busca promover a inclusão social e o desenvolvimento educacional por meio da arte”, explica.









