Superação é a palavra que define o resultado do Mutirão da Solidariedade promovido pelo Fundo Social de Solidariedade na manhã do último sábado, dia 18, dentro da Campanha de Inverno "Aquecendo a quem tem frio, aquecemos nosso coração". Segundo a primeira-dama e presidente do órgão, Sueli Machado, foi surpreendente o volume de doações recolhidas casa a casa em 29 bairros da cidade. "Mais uma vez, a população valinhense mostrou-se solidária, contribuindo com grande quantidade de roupas, cobertas e calçados, além de alimentos", disse.
O número de voluntários participantes do mutirão também ficou acima do esperado, com o envolvimento de 550 pessoas, membros das igrejas, Clube dos Motociclistas, Rotaract, Amigos dos Cavalos, Escoteiros, Patrulheiros, Grupos Mãos que Ajudam e servidores municipais.
A concentração dos voluntários ocorreu, às 8 horas, no Parque Municipal "Monsenhor Bruno Nardini", e contou com a presença do prefeito Clayton Machado e do vice-prefeito Luiz Mayr Neto e esposa Vera, que é vice-presidente do Fundo Social de Solidariedade. Os vereadores Popó, Kiko Beloni e Dinho participaram do mutirão.
Os voluntários foram divididos em oito equipes, denominadas Paz, Sabedoria, Amizade, Solidariedade, Amor, Cidadania, Fraternidade e Justiça, sob a liderança de um coordenador. A primeira-dama enalteceu a participação de todos. "Não tenho palavras para agradecer a todos vocês por esse apoio".
Já o prefeito Clayton salientou que "a atitude de todos vocês fala mais do que qualquer palavra. Obrigado pelo que vocês estão fazendo para a nossa cidade. É uma demonstração de amor, que transcende todas as coisas. Parabéns pelo empenho e esforço", disse.
Num momento de reverência, os voluntários deram as mãos e fizeram a Oração do Pai e Nosso. Logo após foram abastecidos com água, suco e lanche pela organização e seguiram para os bairros em nove ônibus cedidos pelas empresas JC Turismo (seis) e Rápido Luxo Campinas (três).
Depoimentos - O servidor José Natal Capovilla Júnior participa do Mutirão há cinco anos. "É gratificante poder colaborar", disse. Voluntária há anos, a servidora Roseli Carniato Rodrigues destacou a importância de ajudar a quem precisa.
Gilson Alvarenga de Oliveira da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mormon) afirmou que está nas escrituras que quem serve ao próximo serve a Deus. O escoteiro Guilherme Ribeiro ressaltou a importância de dedicar uma parte do nosso tempo para ajudar ao próximo.
Da parte dos que colaboraram com a campanha, os depoimentos também ressaltaram a importância e os benefícios de ajudar ao próximo. A moradora do Jardim Santo Antonio, ao entregar suas doações, disse que é "uma forma de amar as pessoas. É bom saber que, enquanto estamos quentes dentro de casa, outras pessoas também estão".
Já Dalva Gomes, do mesmo bairro, fez questão de separar uma roupa de uso próprio. "Devemos dar o melhor, de coração, não os restos. Não faz falta dividir o que é dá gente, faz bem", ensinou. Marli de Paula, já tinha feito sua doação nas caixas coletoras, mesmo assim, fez questão de colaborar. "É só para não passar em branco. Se todo mundo doar um pouco, não vai faltar para ninguém", concluiu.