Na 11ª Semana de Museus, incentivada pelo Instituto Brasileiro de Museus, a cidade de Valinhos apresenta programação especial. Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de Maio), as portas do Museu Municipal "Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto", localizado na antiga estação ferroviária, estarão abertas à visitação do público neste domingo, dia 19.
Haverá no local o Encontro Mensal de Carros Antigos e exposição de antiguidades dos participantes do CCAV (Clube dos Carros Antigos de Valinhos); apresentação da Corporação Musical da cidade; exposição sobre a história da ferrovia; feira de artesanato "Estação das Artes"; e mostra do Foto Clube Valinhos. As atrações gratuitas também integram a programação do mês em comemoração aos 117 anos de Valinhos.
O evento será das 9 às 13 horas, e é uma promoção da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. Segundo o secretário Wilson Ventura, a realização das atividades na área do museu permitirá que o público tenha, ao mesmo tempo, acesso a história, lazer e cultura de qualidade.
"Transferimos o encontro de carros, que normalmente tem sido realizado no CACC sempre no terceiro domingo de cada mês, para a área do Museu neste mês de maio buscando integrar o público em atividades que resgatam a importância deste espaço rico culturalmente. Além da presença dos aficionados por carros antigos, a ideia é levar um novo público ao museu que estará de portas abertas, com seu acervo e uma exposição especial de antiguidades e peças dos sócios do CCAV que são recordações de família", convida o secretário.
Na oportunidade, será apresentada a mostra "Valinhos e a Ferrovia" que vai contar por meio de painéis a história e curiosidades da ferrovia no município, inclusive da estação que abriga o museu, além de outra mostra com fotos do Foto Clube Valinhos. O secretário Ventura destaca ainda que a feira de artesanato "Estação das Artes" levará uma grande diversidade de produtos para serem comercializados e a Corporação Musical de Valinhos fará uma belíssima apresentação de músicas que também fizeram história.
O museu - Inaugurada em 1872, a antiga estação da Cia Paulista de Estrada de Ferro foi uma das mais importantes do interior. Em 1913 a estação foi substituída pela atual construção que abriga, desde 1996, o Museu de Valinhos que anos mais tarde recebeu o nome de "Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto".
Seu acervo, composto por mais de 1.200 peças, revela a história da cidade desde seus primeiros moradores. O museu está localizado na Rua 12 de Outubro, s/n°, e funciona de 2ª a 6ª feira, das 8 às 16 horas. O telefone para informações é 3849-7557.