Valinhos reuniu cerca de 120 representantes dos setores que constituem a chamada "indústria turística" municipal durante o "1º Encontro com Turismo", realizado nesta quarta-feira, dia 15. Estiveram presentes representantes de empresa de transporte e aluguel de carros, atrativos turísticos, restaurantes, hotelaria, agências de turismo, empresas de eventos, escola de equitação, escola de tênis, pizzarias, orquidários, artesanatos, espaços terapêuticos, espaços culturais e Museu Municipal.
A iniciativa, inédita no município, teve como objetivo reunir todos estes segmentos para a discussão de novas diretrizes e projetos para fomentar o turismo da cidade, além de colocar à disposição o Poder Público, que na atual administração está valorizando o crescimento do setor.
O evento foi promovido pela Prefeitura, por meio do Departamento de Turismo, ligado à Secretaria de Cultura e Turismo, no espaço de exposição de frutas do Parque Municipal "Monsenhor Bruno Nardini". Estiveram presentes o prefeito Clayton Machado, o vice-prefeito e presidente do DAEV, Luiz Mayr Neto, secretários e diretores municipais, os vereadores Kiko Beloni e Popó (ambos PSDB), além de presidente da ACIV (Associação Comercial e Industrial de Valinhos), Emerson Ferrari, e Vera Lucia Mayr, vice-presidente do Fundo Social de Solidariedade.
O encontro também foi prestigiado por representantes das associações: Ecológica de Valinhos; Clube de Mães; Valinhense de Desenvolvimento do Turismo "Maravilhas da Terra"; Nipo Brasileira do Bairro Macuco; Agrícola e Industrial de Valinhos e Região; dos Vitivinicultores de Valinhos; e Asserutil (Associação das Entidades de Assistência e Serviços de Utilidade Comunitária de Valinhos). Também participaram pessoas ligadas ao Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas); e dos bancos Bradesco e Brasil, todos parceiros da Prefeitura; e de diversos órgãos de Imprensa.
O prefeito Clayton Machado destacou a importância do envolvimento de todos os setores, em parceria com a administração municipal, para que o setor de turismo seja alavancado. "Estou confiante nas propostas que serão apresentadas aqui. O que fazemos hoje é trilhar um caminho saudável para a geração de emprego, renda e o desenvolvimento de nossa Valinhos. O turismo gera riqueza e representa cerca de 10% da economia mundial. Em Valinhos, o turismo ficou por muito tempo esquecido. Vamos ressucitá-lo, voltar às discussões e criar novos projetos em parceria com os setores, pois nosso município tem potencial para desenvolvê-lo, mas para isso todos têm que se unir", disse.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Wilson Ventura, o encontro também serviu para identificar as principais necessidades de cada segmento e estreitar o relacionamento entre a Prefeitura e os empreendedores. "O prefeito Clayton dá total apoio ao crescimento do setor e uma das primeiras medidas adotadas foi destinar um espaço adequado ao atendimento dos empreendedores, pois antes o Departamento de Turismo estava localizado no subsolo da Biblioteca Municipal. Agora o atendimento é realizado na casinha de madeira do Parque Municipal, com maior estrutura, e todos estão convidados a conhecê-lo", falou.
O casal Pedro e Fátima Rodelli que é um dos fundadores da Associação Maravilhas da Terra, e proprietário da vinícula "Chão de Pedra", localizada no bairro Alpinas, elogia a realização do encontro. "Nos que já fizemos vários cursos de capacitação para produção de vinhos, gastronomia e em turismo rural, temos o maior interesse em poder alavancar as vendas dos nossos vinhos e produtos, tornar nossa vinícula ainda mais conhecida, e participar de novos programas que visem o fortalecimento da geração de renda. Este evento é um passo importante para colocarmos nossas expectativas quanto à implantação do turismo rural em prática na nossa propriedade, o que depende também de melhorias na estrutura do bairro, como manutenção na estrada e maior segurança aos turistas, solicitados no evento", disse Pedro.
Agroturismo – Ponto alto do encontro foram as novas propostas para tornar mais conhecidos os atrativos turísticos do município nos mais variados segmentos, inclusive o religioso. Segundo o diretor do Departamento de Turismo, Franklin Duarte de Lima, o projeto Agroturismo é um dos que serão ampliados. A partir de agora, sempre no último domingo de cada mês, haverá um passeio especial do Agroturismo, até então promovido somente durante a Festa do Figo.
O primeiro passeio já será promovido neste mês de maio, no próximo domingo dia 26, dentro da programação de aniversário dos 117 anos de Valinhos, e neste dia, especialmente, o ingresso será um quilo de alimento não perecível, cuja arrecadação será destinada ao Fundo Social de Solidariedade.
Novo programa - A ampliação do Agroturismo está inserida na proposta de criação do Programa "Valinhos para valinhenses", que inclui outras modalidades de turismo e que também foi apresentada no encontro. Na ocasião, os participantes ainda conheceram as mudanças ocorridas no Departamento de Turismo e outros projetos idealizados, como os de turismos Ecológico, do Saber e Natalino; e promoção de palestras do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas) para os estabelecimentos interessados.
Houve, inclusive, uma palestra ressaltando a importância da indústria turística na geração de empregos e rendas, ministrada pelo Chefe de Gabinete da Prefeitura, André Luiz dos Reis, além de um workshop sobre as necessidades para o desenvolvimento e melhoria do segmento. Mais informações sobre os projetos podem ser obtidas pelo telefone: 3849-5557, no Departamento de Turismo (Parque Municipal "Monsenhor Bruno Nardini").
Riquezas turísticas - Além de buscar o crescimento e o fortalecimento do setor de turismo no município, a administração municipal quer tornar ainda mais conhecidos vários pontos turísticos que consagram Valinhos pelas suas riquezas naturais e históricas.
Há 117 anos, nascia às margens do Rio Pinheiros, uma nova cidade: Valinhos, hoje, capital nacional do figo roxo. Uma história construída pela união de esforços de brasileiros, italianos e japoneses, que fizeram da fruticultura um marco em franco desenvolvimento com destaque, além do figo roxo, para a goiaba, o morango, caqui, uva, pêssego, maçã, carambola, jambo, abiu, lichia, romã e maracujá.
A cidade abre o calendário do Circuito das Frutas do Estado de São Paulo com os maiores eventos festivos da região: a Festa do Figo e a Expogoiaba. É também uma das mais importantes do interior paulista, sendo referência de qualidade de vida na RMC (Região Metropolitana de Campinas). E muito antes de se tornar uma cidade de atrativos diversificados, ainda no século passado Valinhos já demonstrava fortes tendências para o turismo, com a descoberta das fontes de águas cristalinas na Fonte Sonia, Fonte Santa Tereza e Fonte Mécia.
Valinhos oferece ainda um patrimônio arquitetônico e histórico que merece ser visitado: o Lar São Joaquim, conhecido como fazenda das freiras; a Igreja Matriz de São Sebastião em Valinhos; o Museu Haroldo Pazinatto que abriga a evolução da história valinhense e está localizado na própria estação de trens. O busto do filho ilustre de Valinhos, Adoniran Barbosa, é ponto de parada obrigatória estrategicamente colocado no centro da cidade, no CACC. E a casa modernista de Flávio de Carvalho está preservada em seu sitio tombado pelo patrimônio público. A Galeria João do Monte abriga o acervo da história de vida de mais um artista valinhense, João do Monte, que ganhou o mundo com sua arte.
O Turismo Ecológico de Aventura também faz parte do projeto de expansão turística do município. Uma riqueza inexplorada, com reservas de matas naturais em montes e vales. Valinhos mantém o C L T, (Centro de Lazer do Trabalhador) para práticas esportivas aberto ao púbico.
Já o Turismo Religioso é uma grande realidade. A moderna Rede Século XXI transmite os programas religiosos da igreja católica produzidos em Valinhos e difundidos em todo o território nacional e moradores de várias regiões brasileiras visitam a cidade para acompanhar e participar da programação da Rede.
Localização privilegiada - Com relevo e clima privilegiados e cortada pelas principais rodovias do Estado de São Paulo, próximo à capital e vizinho do maior aeroporto do país, Valinhos oferece hoje o que há de melhor em infraestrutura e mão-de-obra especializada, além de ser sede de grandes multinacionais e redes de escolas municipal e particular de qualidade.