A 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe será realizada entre esta segunda-feira, dia 15, e o dia 26 de abril. A meta da Secretaria da Saúde é imunizar no mínimo 80%, ou seja, 21.200 pessoas, do grupo prioritário. De acordo com normatização do Ministério da Saúde, este grupo é composto por pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, doentes crônicos e mulheres no período de 45 dias após o parto.
Este grupo de mulheres no puerpério foi incluído este ano e representa um aumento de 30% no número do público-alvo. Elas foram incluídas porque apresentam condições de saúde semelhantes a das gestantes e também pelo fato da vacinação, através da amamentação, ajudar na proteção do bebê.
No período da Campanha, a vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS's) no horário de funcionamento das mesmas. No dia 20, sábado, será o "Dia D" da campanha e a vacinação estará disponível na UBS Jardim Paraíso e no CAUE (Centro de Atendimento de Urgências e Especialidades) no horário das 8 às 17 horas. Neste dia também será realizada a vacinação dos acamados, dos idosos e funcionários das Casas de Repouso.
No caso de pessoas com doenças cardíacas, pulmonares, obesas, transplantadas renais ou que tenham alguma doença crônica associada, elas deverão apresentar prescrição médica para receber a vacina durante a campanha.
Prescrição – Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é segura e a melhor arma para impedir complicações pulmonares, internações ou mesmo óbitos por influenza. Os vírus destas vacinas são inativados, portanto não há transmissão da gripe pela vacina.
No lançamento da Campanha de vacinação contra a gripe de 2013, o Ministério da Saúde também fará uma ampla divulgação das medidas de prevenção que as pessoas devem adotar para evitar a gripe, como lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar contato com pessoas doentes e evitar aglomerações. Caso ocorram sintomas de gripe, a tosse e o espirro devem ser contidos com lenços descartáveis.
Também é importante lembrar que as pessoas que apresentarem os sintomas da gripe devem procurar imediatamente atendimento médico. A medida tem como objetivo possibilitar ao médico avaliar a necessidade de prescrever os antivirais específicos para a gripe, disponíveis de forma gratuita na rede pública de saúde.