O prefeito Clayton Machado recebeu em audiência o padre Jonas Barbosa da Silva, assessor da Arquidiocese de Campinas para a Área Pastoral da Juventude, e autorizou formalmente a cessão do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini para os eventos que anteciparão a Jornada Mundial da Juventude.
"Valinhos será oficialmente sede da Pré-Jornada Mundial da Juventude na Arquidiocese de Campinas no dia 20 de julho", anunciou o prefeito, ao lado do líder religioso. "Valinhos foi escolhida pela tradição religiosa de seu povo e por diversos outros atrativos, como integrante do Circuito das Frutas e por ser um polo turístico", justificou o padre Jonas.
A expectativa da Arquidiocese de Campinas, que abrange nove municípios, é que Valinhos e Vinhedo receberão jovens de várias partes do mundo. O encerramento da pré-jornada, ponto alto do evento, deve atrair cerca de 15 mil pessoas ao parque municipal, entre jovens acolhidos, famílias acolhedoras e demais cristãos.
A Prefeitura oferecerá, além do espaço, toda a logística de apoio, como segurança da Guarda Municipal, do Trânsito e reforço no transporte coletivo. Alguns eventos culturais devem integrar a programação de 20 de julho, que está baseada em três pilares: espiritualidade, ação social e cultural.
Uma missa celebrada pelo bispo Airton José dos Santos e concelebrada por padres das 90 paróquias marcará o encerramento da pré-jornada. Após o evento, os jovens seguem para o Rio de Janeiro.
Saiba mais – A Jornada Mundial da Juventude é um evento religioso criado pelo Papa João Paulo II em 1985, que consiste na reunião de milhões de católicos, sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, em uma cidade escolhida para sediar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro. O papa Francisco já confirmou presença na Jornada de 2013, que será realizada no Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho. Será o primeiro compromisso fora do Vaticano do sumo pontífice.