Com a missão de promover maior conhecimento aos alunos e professores do Centro Cultural "Vicente Musselli", a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promoveu no dia 7 de março uma visita à Exposição Internacional de Tapeçaria, na Galeria de Arte do Sesi São Paulo, do Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, na Avenida Paulista, em São Paulo.
O grupo formado por 30 pessoas, entre alunos e professores de arte e artesanato, teve a oportunidade de conhecer de perto a exposição "A arte da Tapeçaria - Tradição e Modernidade", que reuniu pela primeira vez no Brasil 48 tapeçarias de Portalegre, do Alentejo, em Portugal. A região é conhecida por suas tapeçarias murais decorativas que reproduzem obras de pintores famosos, por meio de uma técnica manual.
Nos murais, o grupo de Valinhos pôde ver obras de 39 artistas contemporâneos consagrados: Almada Negreiros, Camarinha, Júlio Pomar, Eduardo Nery, Le Corbusier, Vieira da Silva, Vik Muniz, Arpad Szenes, Graça Morais, Sonia Delaunay, Bruno Munari, Pedro Calapez, Lourdes Castro, Álvaro Siza, Rigo 23, Rui Moreira, Jean Lurçat, Hans Erni, Burle Marx e Joana de Vasconcelos.
Segundo a coordenadora do grupo, a professora de artes Maria Helena Dias Paes de Lima, "além de apreciar a exposição, o grupo teve a oportunidade de ter um contato pessoal com a arte moderna de maneira prática e conhecer um pouco da história e a técnica usada neste seguimento da arte".
A professora de desenho, Cristiane Amaral Netto Caldeira Villaça, falou da importância dos alunos terem acesso a exposições de alto nível como esta. "Na prática, ficou evidente que o desenho é fundamental em todos os projetos artísticos. Eventos como estes contribuem para o conhecimento e criatividade e também para a inclusão social"