O prefeito de Valinhos, Clayton Machado, enviou na manhã desta quarta-feira, dia 13, à Arquidiocese de São Paulo, mensagem de apoio ao cardeal brasileiro Dom Odilo Pedro Scherer, um dos cinco cardeais brasileiros que participaram do conclave para escolha do novo Papa e que chegou a ser apontado como forte candidato para a sucessão de Bento XVI.
"Enquanto o mundo todo acompanha o conclave, no Vaticano, envio a Vossa Eminência a minha saudação, singela e sincera, em nome da população valinhense, com a expressão de nossa renovada gratidão por seu generoso zelo pastoral à frente da Arquidiocese de São Paulo", disse o prefeito de Valinhos, por meio do telegrama.
"Nós, cristãos, sabemos da importância da Igreja como fermento de vida e esperança em um mundo que necessita de bases sólidas para se tornar mais democrático, justo e igualitário. Assim, reconhecemos em seu incansável trabalho relevante contribuição para o bem da doutrina cristã", completou no telegrama.
Clayton Machado e Dom Odilo estiveram reunidos em janeiro, em Valinhos, durante o lançamento da Rede Século XXI, oportunidade em que o prefeito pode expressar pessoalmente a sua admiração.
História de vida
Filho de imigrantes alemães, Dom Odilo nasceu no Rio Grande do Sul e aos dois anos de idade mudou-se com toda a família para Toledo, no Paraná. Desde pequeno ajudou os pais na lavoura e a cuidar do gado. Foi criado em contato com a natureza. Ele cresceu em um sítio na área rural do município de Toledo e foi em casa que aprendeu com os pais, o caminho da vida religiosa.
Aos 13 anos de idade, em 1962, o cardeal entrou para o seminário. A vontade de ser padre veio depois de uma visita que a família recebeu do então bispo de Toledo Dom Armando Círio, mestre em filosofia e doutor em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Foi ordenado padre em 1976 e celebrou a primeira missa na igrejinha da comunidade onde cresceu. Em 2002 se tornou bispo em Toledo e em 2007 foi nomeado cardeal pelo Papa Bento XVI.