O agricultor e presidente do Sindicato Rural de Valinhos, Alci Roberto Previtali, conhecido como Chicão Previtali, venceu pelo 5º ano consecutivo, na categoria figo roxo, a Exposição de Frutas da 64ª Festa do Figo e 19ª Expogoiaba, realizadas entre os dias 19 de janeiro e 3 de fevereiro no Parque Municipal "Monsenhor Bruno Nardini".
Na categoria goiaba, Atushi Toriy conquistou o primeiro lugar com a fruta vermelha e Leonardo José Joaquim, com a branca. Já na uva Niagara rosada, o campeão foi Moisés Pagotto e, na branca, Rafael Pagotto. Foram concedidas 35 menções honrosas. Os painéis de frutas de Roberto Stopiglia e Yoshinobu Kusse também foram premiados.
A Exposição de Frutas voltou a ser realizada este ano em local de destaque, no "Pavilhão Victório Bissoto", dentro da proposta de valorização das origens do evento determinada pelo prefeito Clayton Machado. Ao todo, a mostra reuniu 38 estandes, com destaque para as "estrelas", o figo e a goiaba, além de pêssego, maçã, uva, morango, figo da índia, caju e outras, de produtores na maioria de Valinhos e alguns da região.
Seguindo a tradição, as frutas avaliadas foram o figo, a goiaba e a uva. Os quesitos observados foram uniformidade, cor, tamanho e embalagem. A avaliação foi realizada a cada final de semana por uma comissão de engenheiros agrônomos e antigos produtores. A classificação final é resultado da soma da pontuação dos três finais de semana dos festejos.
Tradição - Chicão Previtali faz parte da quarta geração de produtores de figo em Valinhos. Ele sempre participou da Exposição de Frutas, principalmente porque faz questão de colaborar com a tradição da festa em Valinhos. Neste ano, no primeiro final de semana, Chicão saiu na frente. Caiu para o segundo lugar na semana seguinte. E recuperou a liderança no último final de semana.
"O segredo é cuidar dos figos com capricho e dedicação", contou Chicão, com a experiência de longos anos no cultivo. Em suas três propriedades em Valinhos, Chicão cultiva 40 mil pés de figo, além de morango.
Para ele, conquistar o primeiro lugar na Festa do Figo é motivo de grande satisfação. "Nós separamos alguns pés de figo e cuidamos deles com muito carinho, para termos frutos com qualidade em condições de competir com os demais agricultores na Exposição de Frutas. E ser premiado é o reconhecimento deste trabalho, além de agregar valor aos frutos de sua propriedade", conta Chicão, ressaltando a qualidade das frutas expostas pelos demais agricultores da cidade.
Foto Rodolfo Soares