"Esta festa é o orgulho de nossa cidade e está no coração de todos nós. É uma festa da família valinhense e é este o sentimento que estamos resgatando hoje". Com estas palavras, o prefeito de Valinhos, Clayton Machado (PSDB), ao lado de seu vice, Luiz Mayr Neto, e das respectivas esposas Sueli Machado e Vera Mayr, abriu oficialmente a 64ª Festa do Figo e 19ª Expogoiaba na manhã deste sábado, dia 19, no Parque Municipal "Monsenhor Bruno Nardini".
A abertura da festividade foi prestigiada por grande público e diversos convidados ilustres, como prefeitos e vereadores de várias cidades da região; vereadores de Valinhos, incluindo Lorival Messias de Oliveira (PT), presidente da Casa Legislativa; representantes de entidades e das Polícias Militar e Civil.
Também participaram da abertura da nova Festa do Figo e Expogoiaba os deputados estaduais Célia Leão e Marcos Zerbini (ambos PSDB) e Feliciano Filho (PV); os federais, Aline Corrêa (PP), Carlos Sampaio (PSDB) e Guilherme Campos (PSD), além dos secretários do Estado, Davi Zaia (Gestão Pública) e Mônica Bergamaschi (Agricultura e Abastecimento), que representaram o Governador Geraldo Alckmin, que enviou saudações e votos de êxito a todos.
Desafio
O prefeito Clayton também fez questão de agradecer a Comissão Organizadora do evento e sua presidente, Norminha Borin, a primeira mulher a presidir o tradicional evento. Clayton agradeceu especialmente a participação dos voluntários, dentre eles funcionários públicos, que em tempo recorde - apenas 19 dias de administração, conseguiram transformar o maior evento turístico de Valinhos, a fim de resgatar sua história e tradição, e o orgulho da "Capital Brasileira do Figo Roxo".
"Sem a ajuda e coragem de vocês isto não seria possível. Quero destacar o empenho e a coragem também da Norminha, que aceitou o grande desafio e com o toque feminino transformou este espaço que é de todos nós valinhenses. Sem dúvida esta festa vai contagiar os mais de 300 mil visitantes que aguardamos", falou o prefeito.
Clayton também destacou o empenho das entidades do município que fazem do evento um sucesso. "Não deixem de saborear o figo com chantilly e figo ramy, entre outras delícias que o Fundo Social preparou especialmente para esta ocasião", indicou.
O prefeito enfatizou ainda a participação das associações Nipo-Brasileira do Bairro Macuco, Cultural Ítalo-Brasileira, Abruso Forte, Agrícola, Sindicato Rural, dos Muladeiros, e da Asserutil (Associação das Entidades de Assistência e Serviços de Utilidade Comunitária). Esta última responsável pela tradicional barraca de lanches de calabresa e pernil, e do estacionamento, em prol das entidades.
"O povo queria mudança, uma festa transformada e alegre, diferente de como estava ocorrendo. Agora são muitas atrações, shows com artistas conhecidos nacionalmente e bandas da cidade e região, e a qualidade da fruticultura que nossos agricultores oferecem. Sem eles, este evento não existiria, pois faça sol ou chuva eles estão em suas propriedades, trabalhando pelo desenvolvimento de nossa cidade", mencionou o prefeito.
Homenagens
Durante o evento de abertura, a Comissão Organizadora preparou diversas apresentações. A Guarda Civil Municipal abriu a manhã de sábado apresentando as bandeiras da cidade, do Estado e do País, ao som dos hinos Nacional e de Valinhos executados pela Corporação Musical do município.
As colônias responsáveis pela qualidade do figo e da goiaba valinhenses também foram homenageadas. O tenor Vicente Montero interpretou as músicas italianas "Santa Luzia" e "O Sole Mio" e foi muito aplaudido pelo grande público presente. Integrantes de grupo de tambores (taikos) da Associação Nipo-Brasileira de Campinas contagiaram a todos com a bela homenagem da colônia japonesa.
Também houve várias homenagens às autoridades presentes que receberam cestas de frutas como símbolo das festividades. A presidente da comissão, Norminha, prestou, inclusive, homenagem à matriarca da família Borin, a senhora Norma Pontes, de 92 anos, e o irmão Anselmo, que receberam flores.
Inaugurações
Após a abertura, as autoridades se dirigiram ao pavilhão "Vitório Bissoto", que foi remodelado para voltar a receber os produtores rurais. No local, houve a inauguração da exposição "Uma cidade, três nações", uma homenagem ao povo dos brasileiros de Valinhos às colônias italianas e japonesas.
Legenda: Imagens da abertura da nova Festa do Figo e da Expogoiaba de Valinhos na manhã deste sábado (Rodolfo Soares/PMV)