Os visitantes da 64ª Festa do Figo e 19ª Expogoiaba de Valinhos, que serão realizadas de 19 de janeiro a 3 de fevereiro, terão oportunidade de apreciar as saborosas receitas de figo com chantilly e o tradicional doce de figo ramy, uma das sobremesas de maior sucesso da doçaria popular brasileira.
As delícias serão oferecidas pelo Fundo Social de Solidariedade nas barracas montadas pelo órgão no Parque Municipal "Monsenhor Bruno Nardini", local das festividades. A informação é da primeira-dama, Sueli Machado, que preside o Fundo Social.
Para atender aos milhares de pedidos durante o evento, cuja abertura oficial será neste sábado, dia 19, a partir das 10 horas, Sueli explica que caldeirões de Figo Ramy já estão sendo preparados por voluntários do Fundo Social. Também estão sendo reservados os frutos que serão servidos in natura com chantilly.
"Contamos com cerca de 100 voluntários para nos ajudar neste grande evento. Teremos muito trabalho, mas, com certeza, valerá a pena. O Fundo Social tem espaços garantidos e toda a verba que será arrecadada será destinada às ações sociais", diz Sueli.
Receita Caseira Doce Figo Rami
Escolha os figos mais maduros, porém bem firmes. Lave-os com uma buchinha, eliminando as impurezas e, sem seguida, dê um leve corte em cruz na fruta.
Para cada 30 figos, adicione 300 gramas de açúcar cristal e um copo de água. Coloque-os em uma panela, em fogo brando, tampando-a. Deixe cozinhar até começar a espumar e então desligue o fogo.
No dia seguinte, leve o conteúdo em fogo alto, sem a tampa, até a calda ficar consistente e os figos vidrados.
Desligue o fogo e armazene o conteúdo em um recipiente. O doce de figo rami pode ser acompanhado com queijo fresco, sorvete ou chantilly.