A Defesa Civil, órgão ligado à Prefeitura, se manteve em estado de observação nesta quinta-feira (3), diante das novas previsões de chuva. A preocupação está relacionada ao que já ocorreu no final do mês passado, quando em apenas nos três últimos dias (28, 29 e 30 de dezembro) a cidade registrou 102 milímetros de chuvas.
"A chuva forte deu uma trégua nos primeiros dias de janeiro, porém as novas previsões indicam que existe a probabilidade de 90% de precipitação a partir desta quinta-feira (3)", explica o diretor do Departamento de Coordenadoria de Defesa Civil, Eduardo Matias.
"Por essa razão, continuamos observando as condições do solo, especialmente no bairro Parque Portugal, onde existem cerca de 200 moradias, boa parte construída em barrancos, e que estão sendo diariamente monitoradas pela nossa equipe", acrescenta Matias.
Levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) mostra que a região merece uma atenção maior por parte da geografia e do relevo. Além disso, o prefeito Clayton Machado, em seu discurso de posse, mostrou-se preocupado com o histórico de enchentes em Valinhos.
"Nossa maior preocupação hoje é com relação aos pontos de riscos de alagamento e recebemos da Defesa Civil informações preocupantes. A partir de hoje estaremos em estado de alerta para acompanhar de perto as mudanças climáticas. Vamos dar prioridade ao corte de mato e limpeza dos rios, riachos, córregos e bocas de lobo, serviços estes que não foram realizados neste final ano, assim com a Operação Cata-Bagulho que tem como objetivo prevenir criadouros do mosquito da dengue", enfatizou o prefeito.
A prefeitura de Valinhos participa do Sistema Integrado de Informações de Desastres, do Ministério da Integração Nacional, cuja proposta é dar transparência à gestão de riscos e desastres no Brasil, e que permite ao município solicitar recursos em caso de decretação de situação de emergência e calamidade pública.
Operação Verão
A Defesa Civil de Valinhos promove até o dia 31 de março a Operação Verão, de caráter preventivo. Entre as ações estão a distribuição de panfletos junto à comunidade e palestras em empresas e nas escolas assim que as aulas forem retomadas. Já nesta quinta-feira, dia 3, houve uma reunião entre a equipe da Defesa Civil e os novos secretários para o conhecimento da situação atual.
"Além disso, vamos constantemente repassar às secretarias municipais os dados meteorológicos para que as condições climáticas sejam acompanhadas, visando uma resposta rápida de todos os setores em casos de ocorrências relacionadas às chuvas", diz Matias.