A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, está com inscrições abertas para a oficina gratuita "Escrevendo Filmes, Teatro e Quadrinhos" que será realizada nesta sexta-feira, dia 30, das 13 às 17 horas, no Centro Cultural Vicente Musselli (Avenida Joaquim Alves Correia, 627, Jardim Santo Antonio). Ao todo são 50 vagas e os interessados podem se inscrever no Centro Cultural, das 8 às 17 horas até esta quinta-feira, dia 29, e na sexta-feira, dia 30, das 8 horas até momentos antes da oficina começar.
Segundo o secretário da pasta, Mário Farci, a realização da oficina faz parte da parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Cultura do Estado que tem trazido para o município uma série de cursos gratuitos dentro do projeto Pontos MIS (Museu da Imagem e Som) de São Paulo.
"A oficina visa introduzir técnicas de dramaturgia para melhorar o entendimento do que constitui uma boa história. Irá demonstrar teorias de roteiro cinematográfico e técnicas de estrutura, personagem e tema, sempre associando a teoria a exemplos de filmes e personagens. A oficina serve não só para histórias cinematográficas, mas também para literatura, quadrinhos, publicidade, crônicas", explica Farci.
A oficina será ministrada por Thiago Fogaça que é roteirista e professor de roteiro, formado na FAAP e na New York Film Academy com um Master of Fine Arts in Screenwriting. Tem experiência de leitura e análise de roteiros nas produtoras Broken Lizard (Beerfest e Supertroopers) e The Gotham Group (Spiderwick Chronicles e Coraline). Ensinou roteiro no Centro Universitário Senac, no Museu da Imagem e do Som MIS e na Escola Meliés de Cinema e Animação. Atualmente faz coaching de Storytelling e Roteiro em produtoras de cinema e agências de publicidade, ensina na AIC (Academia Internacional de Cinema) e dá palestras no interior do Estado de São Paulo sobre Roteiro, no projeto Pontos MIS, além de escrever e revisar longas metragens profissionalmente.