A abertura da XI Olimpíada "Dom Bosco" marcou nesta segunda-feira, dia 24, a inauguração da reforma e cobertura da quadra poliesportiva da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) do bairro Jardim São Marcos. O prefeito Marcos José da Silva ao lado dos secretários Zeno Ruedell (Educação) e Eduardo Manzato (Esportes e Lazer) e da diretora da escola Sueny de Fátima Borges de Oliveira inauguraram o espaço na presença de professores, alunos e pais. Logo após a inauguração, foi aberta a Olimpíada com o acendimento da pira e juramento olímpico.
A solenidade foi abrilhantada com apresentações de jogral cantado e coreografias efetuadas por alunos sob a orientação das professoras de Educação Física. O prefeito Marcos elogiou o desempenho dos alunos e lembrou que quando assumiu a Prefeitura em 2005 uma das reivindicações dos educadores era a contratação de professores de Educação Física do 1º ao 5º ano, o que até então não existia. "Nós abrimos concurso para a contratação desses professores e hoje já estamos colhendo os frutos dessa iniciativa. Essas apresentações são um exemplo do quanto é importante essa atividade supervisionada por um profissional da área", disse.
Além da contratação de professores de Educação Física, o governo municipal investiu na área com o fornecimento periódico de material para as aulas de Educação Física, além da construção e cobertura das quadras das escolas. Desde 2005, foram construídas quadras poliesportivas em sete EMEBs, localizadas nos bairros São Marcos, Capivari, Bom Retiro, Country Club, Macuco, Boa Esperança e Jardim Paraíso. Já as unidades do Parque das Figueiras, Bom Retiro, Jardim do Lago, São Marcos, Jardim Jurema, Parque das Colinas, Santo Antonio e Reforma Agrária foram reformadas e cobertas.
Depoimentos
A mãe de aluno, Vera Lúcia de Lima Purideli, moradora do Jardim São Luiz, elogiou a iniciativa da administração municipal de investir nas aulas de Educação Física. "A prática de esporte é muito importante para a formação das crianças e agora a cobertura da quadra só vem ajudar nesse sentido". Sandra Mara Vasconcelos, moradora do Jardim São Marcos, que também é mãe de aluno, disse que a melhor coisa que um governo pode fazer é investir nas crianças, pois elas são o futuro. "A cobertura da quadra era algo que estava precisando nessa escola e fico contente de ver que foi feita".
A aluna Isabella Lobo Evalt, do 5º ano, contou que por falta da cobertura da quadra, quando estava muito sol, não tinha aula de Educação Física e os alunos ficavam jogando jogos na sala de aula. "Agora vai melhorar e vamos poder fazer exercícios na quadra sempre. Já a aluna Luana Maria dos Santos, do 5º ano, disse que por falta de cobertura a quadra pegava muito sol e atrapalhava as aulas. "Eu gosto de fazer educação física. É importante para a gente ter mais saúde", concluiu.