O prefeito Marcos José da Silva assinou convênio com mais duas creches particulares para atender por volta de 250 crianças e com isso a rede municipal passará a atender 1.300 crianças. Em breve, a Secretaria da Educação vai chamar as famílias que serão atendidas para efetivação das matrículas, de acordo com cadastro único.
Além disso, a Prefeitura em parceria com a iniciativa privada está construindo uma creche no bairro Capivari, que atenderá mais 60 crianças da zona rural. E já está em fase de análise em Brasília a documentação para a construção de uma creche no Jardim São Luiz, por meio de convênio com o Governo Federal, com capacidade para mais 120 crianças.
Segundo o secretário da Educação, Zeno Ruedell, além de cuidar, as creches têm a função de educar. "São crianças em formação e precisamos zelar pelo seu desenvolvimento como um todo, tanto no aspecto físico, emocional e psicológico", comentou. As crianças das creches municipais são acompanhadas por médicos, dentistas, recebem cinco refeições balanceadas por dia e, com a orientação das diretoras e da coordenação pedagógica, são cuidadas pelos auxiliares de desenvolvimento infantil, que passam por capacitações periódicas.
Convênio
A possibilidade de convênio com creches particulares foi viabilizada por meio da lei municipal número 4.308, de 9 de junho de 2008, regulamentada pelo Decreto 7.152, de 2 de dezembro de 2008. Desde 2009, a Secretaria da Educação mantém convênio com duas unidades particulares, que atendem 250 crianças.
Segundo o secretário Zeno, o contrato com as creches particulares prevê que elas mantenham o mesmo padrão das unidades municipais. "Elas são obrigadas a seguir rigorosamente o projeto pedagógico e o cardápio da rede municipal. A vantagem é que os custos com as creches particulares são bem inferiores ao das creches municipais, pois têm valores menores com despesas administrativas e de pessoal. É pago um valor fechado mensal por cada criança", explicou.