Mais de cinco mil pessoas participarão nesta sexta-feira, dia 7, em Valinhos, do desfile cívico de Sete de Setembro, que será realizado a partir das 7h30 na Avenida dos Esportes, pista sentido bairro/centro, segundo a Comissão Organizadora. O presidente do grupo e secretário da Educação, Zeno Ruedell, convida a todos para esta grande festa em comemoração ao Dia da Pátria. "É um momento para enaltecermos a nossa pátria", diz.
O secretário destaca a importância da realização do evento para a divulgação da História do Brasil, bem como avivar valores, princípios de vida, respeito aos símbolos pátrios. "É uma forma de incentivar as pessoas a valorizarem o país que têm, com todas as suas riquezas, e a sentirem orgulho de fazer parte desta nação".
Segundo a Comissão Organizadora, o desfile será dividido em três fases. A primeira contará com a participação da APAE (Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais), escolas municipais, Sesis e particulares, num total de 30 unidades. O grupo desfilará ao som das fanfarras das EMEBs (Escola Municipal de Educação Básica) Antônio Mamoni, do Jardim das Figueiras; Dona Carolina de Oliveira Sigrist, do Capivari; Waldomiro Mayr, do Country Club; Tomoharu Kimbara, do Macuco; e Jorge Bierrenbach de Castro, do Parque das Colinas; além da fanfarra dos Sesis 299, 389 e 404 e do Colégio Visconde de Porto Seguro.
A segunda fase do desfile terá a participação de instituições e secretarias municipais, com sete representantes. Estarão presentes a Coordenadoria Especial de Políticas para as mulheres, o Centro Cultural Vicente Musselli, o Clube de Desbravadores, a Secretaria de Esportes e Lazer, a Academia Shaolin de Kung Fu, a Associação Cultural Ilha de Capoeira e a Associação Brasil SGI-BSGI (Banda Nova Era).
Já a terceira e última fase do evento reunirá a 11ª Brigada de Infantaria Leve "Brigada Anhanguera", viaturas da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros de Valinhos e da Rigesa, Clube de Carros Antigos, Jeep Clube, União de Moto Clubes e Associação dos Muladeiros.
Para o conforto do público, serão instaladas arquibancadas para quatro mil pessoas ao longo do percurso, além de banheiros químicos e pontos de distribuição de água. Já para as pessoas com deficiência será reservada uma área especial, ao lado do palanque.