Programa é pioneiro no país e referência para outros municípios
A Prefeitura formará no próximo dia 5 de setembro, quarta-feira, 144 crianças, alunos de 4º e 5º anos da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Governador André Franco Montoro, no Bom Retiro, que integram a quinta turma do Programa Agente Mirim de Defesa Civil. A cerimônia será no Auditório Municipal, às 19h30, quando os alunos receberão os certificados de participação no curso que teve início em abril. Com mais esta turma, chega a 794 o número de formados no programa pioneiro no país e que foi implantado em 2007, na administração do prefeito Marcos José da Silva.
Referência para outros municípios que conheceram de perto a ação, entre eles Campinas, Americana, Monte Mor, São Sebastião, Paulínia, Vinhedo, Santa Bárbara D'Oeste, Águas de São Pedro e Cravinhos, o programa Agente Mirim de Defesa Civil foi destaque na 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária - Por uma Ação Integral e Contínua, promovida pelo Governo Federal em Brasília, em março de 2010, e no Seminário Internacional de Defesa Civil, também em Brasília, no ano passado.
"O exercício da cidadania é muito importante no nosso país. É preciso respeitar para ser respeitado. A preservação e o cuidado com o meio ambiente, entre várias outras demonstrações de cidadania, são algumas das coisas que precisamos valorizar, afinal o futuro do mundo depende de todos nós. E os pais destas crianças com certeza podem se orgulhar de seus filhos que muito aprenderam e têm a contribuir com a comunidade", disse o prefeito Marcos.
Motivação
De acordo com o agente de Defesa Civil, Gustavo de Assis Urbano, o programa conta com o apoio da iniciativa privada e tem o objetivo de valorizar e motivar as crianças, envolvendo-as nas campanhas de prevenção promovidas pela Defesa Civil, assim como transformá-las em agentes multiplicadores de informações.
"Também são passados valores de cidadania e a primeira ação cívica dos novos agentes mirins será no desfile de 7 de Setembro quando se apresentarão", contou Gustavo que destacou ainda o apoio da diretoria e corpo de professores da EMEB para a aplicação do programa, assim como das secretarias envolvidas na ação como Educação, Saúde, Transportes e Trânsito, Planejamento e Meio Ambiente e Defesa do Cidadão, além do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
"Esta é a quinta turma formada e mais uma vez todos se envolveram e incentivaram os alunos a participar o que contribuiu muito para que o programa fosse aproveitado na sua totalidade", explicou Gustavo. Segundo ele, os alunos tiveram três meses de aulas ministradas por profissionais de todos os setores envolvidos.
Além da EMEB Governador André Franco Montoro, receberam o programa Agente Mirim de Defesa Civil as escolas Prof.ª Edina Ap. B. da Fonseca (Reforma Agrária), Prefeito Jerônymo Alves Corrêa (Jardim do Lago), Dom Bosco (Jardim São Marcos) e Cecília Meireles (Jardim Paraíso).
Mais prevenção
A Defesa Civil de Valinhos é também referência no Estado em outras ações pioneiras voltadas à prevenção de ocorrências de emergência, como o Plano de Auxílio Mútuo instituído em 2005, no início da administração do prefeito Marcos. O PAM reúne empresas, secretarias municipais e Corpo de Bombeiros no atendimento de ocorrências de grande porte. Já o Corpo de Voluntários foi criado no ano passado e preparado para atuar tanto na prevenção de desastres e catástrofes, quanto no socorro e assistência às vítimas, além da recuperação do município em situações de urgência e calamidade pública.