Um dos destaques foi a instrução de Armamento, Munição e Tiro
Os guardas civis municipais de Valinhos encerrarão nesta sexta-feira, dia 17, o curso de aperfeiçoamento aplicado pela Secretaria de Defesa do Cidadão com ensinamentos teóricos e técnicos sobre diferentes temas, entre eles, Direito, Psicologia Comportamental, Técnicas Operacionais e Primeiros Socorros. Um dos destaques foi a instrução de Armamento, Munição e Tiro, ministrado pelo GCM Valtencir Pelegrini, credenciado junto à Polícia Federal.
A capacitação dos guardas faz parte do projeto de valorização da GCM e da política de melhoria da Segurança Pública adotada pela administração municipal inclusive atendendo ao que estabelece o Estatuto do Desarmamento.
De acordo com o secretário de defesa do cidadão, Ruyrillo Pedro Magalhães, os guardas começaram o treinamento no mês de junho. Ele explica que todo o efetivo da GCM, que foi dividido em cinco turmas, participou do curso com duração de mais de dois meses, totalizando 80 horas aula.
"Este treinamento irá contribuir muito para melhorar a atuação profissional do nosso efetivo, pois ele oferece embasamento sócio-cívico educativo, com respeito à dignidade da pessoa humana", disse o secretário ao acrescentar ainda que os guardas tiveram a oportunidade de se inteirar ainda mais sobre regras e procedimentos de segurança com armas de fogo e manutenção (desmontagem e montagem de armas) e condicionamento mental para defesa, entre outros itens.
Preparada
O guarda Pelegrini destacou que a capacitação torna a GCM uma instituição cada vez mais preparada e atualizada para servir a comunidade valinhense. "Mais uma vez este curso foi realizado com o mínimo de custo para a municipalidade. A administração municipal gastaria em torno de R$ 100 mil somente com a instrução de Armamento, Munição e Tiro".
Para o secretário Ruyrillo, o alto nível desta formação atende as diretrizes da administração municipal de valorização do efetivo da GCM e de beneficiar a comunidade oferecendo qualidade no serviço. "Este projeto é um passo importante para o processo de padronização das guardas defendido pela Câmara Temática de Segurança da Região Metropolitana de Campinas. Além disso, a realização do treinamento mostra a capacidade do município em buscar novos recursos no intuito de melhorar a área de Segurança Pública", finalizou o secretário.
Mais investimentos
Os cursos de aperfeiçoamento se somam a outros investimentos na área realizados pela Prefeitura para melhorar a segurança na cidade. Entre eles destacam-se a reforma e ampliação da sede da Guarda Civil Municipal, em parceria com o Governo Federal, compras de armamentos, uniformes, equipamentos e viaturas, aprimoramento do canil e aumento do efetivo. A parte de inteligência também foi reforçada. Valinhos foi a cidade pioneira, fora da Grande São Paulo, a ter acesso ao Infocrim (Sistema de Informações de Ocorrências Criminais) da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.