O segundo espaço de Valinhos destinado à ginástica para idosos foi inaugurado pela administração municipal no último dia 29 no Centro de Convivência "Brasil 500 Anos". A primeira Praça de Exercícios do Idoso está em funcionamento desde o último dia 22, no CLT (Centro de Lazer do Trabalhador) "Ayrton Senna da Silva". Ainda uma terceira academia será montada em breve no Bosque "Chico Mendes", que passa por reformas.
Em uma área de 500 m2 sob a sombra das palmeiras imperiais do Centro de Convivência "Brasil 500 Anos", próximo à Avenida Joaquim Alves Corrêa, foram instalados dez equipamentos e uma placa de orientação. Os aparelhos, adquiridos com recursos municipais, são semelhantes aos encontrados nas academias convencionais, porém concebidos para o uso específico dos idosos, tais como multiexercitador, alongador, simuladores de cavalgada, caminhada, esqui e surf, aparelhos de pressão de pernas, de remada sentada e de rotação vertical e diagonal. Os equipamentos podem ser utilizados por 24 pessoas simultaneamente.
O prefeito Marcos José da Silva destacou que, segundo estatísticas, a tendência é de que a população brasileira fique cada vez mais idosa e, em função disso, é preciso desenvolver políticas públicas voltadas para esta faixa etária. "É isso que nós estamos fazendo aqui em Valinhos com um trabalho sério desenvolvido ao longo dos últimos quase oito anos e que rendeu ao município posição no topo no Índice de Futuridade", comentou. Uma pesquisa realizada em 2009 pelo Governo de São Paulo junto à Fundação Seade, que apontou Valinhos como a primeira entre as 19 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) em prestação de serviços, programas e iniciativas de gestão pública municipal prestados aos idosos.
Marcos afirmou ainda que foram realizadas várias ações nesta área. A mais recente foi a criação no ano passado do programa Pró-Idoso, que oferece gratuitamente aulas de musculação e hidroginástica em academias particulares conveniadas para pessoas com mais de 60 anos", recordou, ao salientar que o programa atende atualmente mais de 800 idosos.
De acordo com o prefeito, o novo espaço de ginástica do Centro "Brasil 500 anos" é de preferência para os idosos, mas pode ser utilizado também por pessoas de outras faixas etárias. "O que peço é que as pessoas aproveitem este benefício e cuidem muito bem dele para que possa ser preservado", solicitou Marcos.