Restam poucas vagas para os seis cursos profissionalizantes gratuitos que estão sendo oferecidos pela Prefeitura de Valinhos, por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). É uma ótima oportunidade para as pessoas interessadas em melhorar ou adquirir uma qualificação profissional.
Os cursos oferecidos são de Ajustador Mecânico, Torneiro Mecânico, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Eletricista, Auxiliar de Operações Logísticas e Agente de Inspeção de Qualidade. Para se inscrever é preciso ter entre 16 e 59 anos de idade e nível de escolaridade entre fundamental incompleto a médio completo. No ato do cadastro, é preciso apresentar CPF (Cadastro de Pessoa Física), RG (Registro Geral) e um comprovante de residência.
Os interessados devem procurar uma das Unidades do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), localizadas nas regiões do São Marcos (Rua 18, nº 26), São Bento do Recreio (Rua 5, lote 10, quadra E), Santa Cruz (Rua Campos Salles, 49), além do CAS (Centro de Assistência Social e Bolsa Família (Av. Onze de Agosto, 196 – Centro) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Rua Thomaz Antonio Gonzaga, 58 – Vila Papelão). O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas. Nos locais estão disponíveis o resumo de cada curso.
Quatro dos cursos serão ministrados no SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), unidade Valinhos, parceiro do Governo Federal no programa, no horário diurno. Já os cursos de Auxiliar de Operações Logísticas e Agente de Inspeção de Qualidade serão oferecidos no Sesi 299 no período noturno. Para estudar, o beneficiário receberá vale-transporte, lanche e material didático. Os cursos terão duração de até seis meses e, ao final, os participantes receberão certificado de conclusão do SENAI.
O programa tem por objetivo ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho preferencialmente dos beneficiários de programas federais de transferência de renda por meio do incremento da formação e qualificação profissional. Os cursos são custeados pelo Governo Federal e disponibilizados pelo SENAI e IF's (Institutos Federais de Ciência e Tecnologia).