A Secretaria da Saúde de Valinhos informa que as UBS's (Unidade Básica de Saúde) ainda têm vacinas disponíveis contra a gripe H1N1 para as pessoas pertencentes aos grupos de risco: crianças de 6 meses a menores de 2 anos, trabalhadores da saúde, gestantes e idosos maiores de 60 anos, população indígena e doentes crônicos, que são mais suscetíveis à doença e suas complicações.
Assim como a maioria dos municípios do país, Valinhos ainda não alcançou a cobertura mínima de 80% determinada pelo Ministério da Saúde. Até o último dia 5, haviam sido vacinadas 11.469 pessoas, o que corresponde a 65,75 do grupo de risco, que é de 17.444.
No final de junho, o município registrou um caso positivo de H1N1. Trata-se de um idoso de 68 anos, que já teve alta e passa bem. Já até está quinta-feira, dia 12, dos 14 casos suspeitos que aguardavam confirmação de exame, cinco deram resultados negativos, portanto no momento a cidade possui nove casos suspeitos aguardando resultado de exame.
Na terça-feira, dia 10, a Secretaria de Saúde divulgou 11 casos suspeitos, mas nesta quinta-feira os números foram atualizados, tanto de suspeitos quanto de descartados.