A segunda turma do programa Time do Emprego, que terminou no fim de junho, empregou 78% dos participantes, número maior que o da turma formada no ano passado. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Ana Cláudia Scavitti, isso mostra a credibilidade alcançada pelo programa entre os empregadores.
Segundo Lidia Vilella, facilitadora do programa em Valinhos, no ano passado foram 20 participantes e 15 deles conseguiram emprego durante as aulas. "Já este ano tivemos 32 participantes e 25 deles foram empregados ainda durante as aulas", disse.
Um dos participantes que conseguiu o tão almejado emprego foi Luiz Rodrigo Tieni, de 17 anos, que comemorou sua colocação no mercado de trabalho no último encontro. "O Time do Emprego foi ótimo, ajudou muito a melhorar meus conhecimentos e habilidades, a observar os meus pontos fracos, fortes e saber a me expressar melhor'', ressaltou.
O programa Time do Emprego foi lançado em 2010 por meio de uma parceria entre o município e o Governo do Estado, com o objetivo de orientar e preparar o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional. A Prefeitura mantém o programa oferecendo espaço para as aulas e a capacitação através de facilitadores.
Conteúdo
O conteúdo do programa abrange dez temas: "Orientações gerais sobre o Time do Emprego", "Quem sou eu, minhas habilidades e competências", "Desenvolvimento do currículo", "Formulários de solicitação de emprego e entrevista", "Técnicas da procura de emprego", "Este emprego é pra mim", "Mantendo-me saudável", "Testes aplicados pelos empregadores", "Planejamento financeiro" e "Trabalho por conta própria".
Nos encontros, os participantes desenvolveram temas como autoconhecimento, habilidades, preparação de currículo, apresentação pessoal, participação de dinâmicas, preenchimento de formulários, estabelecimento de metas de trabalho e de vida, planejamento financeiro e análise do mercado de trabalho.