Ao final do curso será apresentado o espetáculo Gala no Auditório
O curso "Pas de Cuba", que é direcionado a alunos a partir de nove anos de idade e professores de ballet interessados em conhecer o método de ensino cubano, teve início nesta segunda-feira, dia 2, no Centro Cultural "Vicente Musselli". O encerramento será no dia 27, com a apresentação do espetáculo Gala, no Auditório Municipal. O evento é uma realização da Perfil Produções em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. Informações sobre o curso poderão ser obtidas pelo site www.pasdecuba.com.br ou pelo telefone 3252.0431.
O secretário da Pasta, Mário Farci, destaca que pelo segundo ano consecutivo Valinhos se torna a sede do curso intensivo orientado por mestres do Ballet Nacional de Cuba. Segundo ele, cerca de 100 bailarinos de todo o Brasil e até do exterior são aguardados para a quarta edição do evento. "Trazer o Pas de Cuba para nossa cidade representa proporcionar aperfeiçoamento técnico e pedagógico aos nossos alunos e professores do Centro Cultural, a um custo zero, pois cedemos um espaço que fica ocioso durante todo o mês de julho", disse Farci.
A promotora cultural Bernadete Faria, da Perfil Produções, colocou que Valinhos foi escolhida devido ao excelente trabalho realizado pela administração municipal na de dança e por beneficiar centenas de crianças e jovens nesse segmento. "Essa experiência será possível porque encontramos na cidade infraestrututa compatível com nossas necessidades. O Centro Cultural é o espaço ideal para abrigar esse intercâmbio cultural", destacou Bernadete.
Segundo ainda Bernadete, na noite de encerramento a direção reserva uma surpresa para o público presente: serão sorteados seis voos panorâmicos de helicóptero na cidade de Campinas. área
Audição
Cerca de 50 bailarinos do Centro Cultural, entre meninos e meninas, a partir de nove anos de idade, concorreram a bolsas desse prestigiado curso internacional. Em abril foi realizada uma audição que concedeu cerca de 20 bolsas a alunos do curso de ballet clássico do Centro Cultural. Outros dez bailarinos também foram contemplados com bolsas integrais, perfazendo um total de 30, além dos professores do centro Cultural que foram contemplados com o curso de aperfeiçoamento e especialização na metodologia cubana de ballet.
O diretor de Cultura, Denílson Dias Soares, destacou a importância de receber o Pas de Cuba no Centro Cultural. "Para nossos alunos e professores seria muito importante fazer anualmente esta reciclagem profissional, sem custo para nós, mas com um ganho inestimável para todos". O mesmo desejo é compartilhado pela coordenadora de Dança do Centro Cultural, Maria Cristina Franceschini, que tem dado todo apoio e incentivo à permanência do intercâmbio na cidade.
O monitor de jazz do Centro Cultural, Danilo Coelho, de 24 anos, comenta que a técnica do ballet clássico é fundamental para execução dos movimentos em diferentes estilos de dança. "Poder participar de um curso de alto nível em nossa cidade é uma experiência única tanto para os alunos quanto para nós professores. Com isso, podemos aperfeiçoar a didática de ensino de forma mais dinâmica", destacou.
Júlia Pagoto, de 14 anos, reside em Amparo. "Sempre estudei a metodologia russa e, aqui em Valinhos, estou tendo essa grande oportunidade de conhecer a técnica da escola cubana que servirá de referência para a minha carreira profissional", ressaltou.
José Vitor Tolloto, de 20 anos, também mora em Amparo. Ele disse que "o intercâmbio cultural promovido em Valinhos é enriquecedor para os alunos e profissionais da área de dança".
Mestres
Félix Rodríguez, maitre e bailarino principal da companhia encabeça o staff cubano que conta ainda com a ex-bailarina e coreógrafa Carmem Hechavarria, assistente coreográfica da grande diva do Ballet Cubano, Alicia Alonso. Outra ex-bailarina presente é Sahyly Presmanes, que por mais dez anos integrou o corpo de baile da famosa Cia. Cubana. E ainda o coreógrafo e mestre em Pas de Deux, Miguel Pozo, também professor da Escola Nacional de Ballet de Cuba, além das professoras brasileiras Paloma Barreto (teatro e maquiagem para palco) e Karyne Vasconcelos (aulas de condicionamento físico).
Centro Cultural
O Centro Cultural "Vicente Musselli", instalado na Avenida Joaquim Alves Corrêa, nº 627, bairro Santo Antonio, foi inaugurado em julho de 2008. Mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, o espaço tem cerca de mil m² de área útil e a instalação, com 16 salas, abriga 29 cursos nas áreas de dança, música, artes plásticas e teatro, que são ministrados gratuitamente para os moradores da cidade. As paredes entre as salas foram montadas com sistema "Dry Wall", material termoacústico que reduz a passagem do som de um ambiente para o outro. As salas mais espaçosas são destinadas para as aulas de dança.
O Centro Cultural atende dois mil alunos, sendo 600 na área de dança. Informações podem ser obtidas pelo telefone: 3871-3646.