A administração municipal conseguiu a inserção de Valinhos no Projeto Estadual Qualis UBS. O projeto permitirá a aquisição de equipamento, mobiliários e instrumentais para seis unidades de saúde da cidade, melhorando a qualidade da oferta de serviços prestados. O material será financiado por meio de verba estadual no valor que pode chegar a R$ 360 mil e inclui desde um simples armário para sala de reunião até autoclave para a sala de esterialização. Serão beneficiadas as UBS's do Jardim Pinheiros, Jardim Maracanã, Jardim Jurema, Santo Antonio, Central e a nova UBS do São Bento do Recreio, que será inaugurada neste domingo, dia 1.
A inserção do município no Qualis UBS foi feita em uma ação conjunta das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e da Saúde. A documentação foi enviada ao Governo do Estado no último dia 22, sexta-feira, e agora o processo será avaliado para posterior liberação da verba.
As UBS's que serão beneficiadas atendem 35% da população de Valinhos e funcionam de segunda a sexta-feira, nas especialidades de Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Clínica Geral e Saúde Bucal. A unidade do Jardim Pinheiros atende uma população de 6.800 usuários, a do Maracanã 7000, a do Jurema 7.300, a Central em torno de 10.000, a do Santo Antonio 3000 e a do São Bento 2744.
A maior parte das unidades de saúde citadas foi construída há pelo menos vinte anos e nos últimos oito anos tiveram seus prédios adequados ou reformados, visando atender o aumento significativo da população. Assim, o processo de melhoria contínua e da qualificação da atenção básica requer investimentos.