A diretora do Departamento de Saúde Coletiva, Carina Missaglia Dias, representou o prefeito Marcos José da Silva na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, nesta segunda-feira, dia 18, no Rio de Janeiro. Ela recebeu das mãos do presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e prefeito de Vitória (ES), João Coser, o certificado de boas práticas que foi entregue a 36 municípios brasileiros selecionados por promoverem iniciativas públicas que priorizam o desenvolvimento sustentável e local das cidades. A entrega dos diplomas foi realizada no auditório do CNO, no Parque dos Atletas, como parte da programação da Rio+20, que teve início no último dia 13 e prossegue até esta sexta-feira, dia 22.
A ação selecionada de Valinhos que está sendo apresentada na Rio+20 é o sistema "Ficha de Consulta", implantado pela Prefeitura em 1994 e incrementado, em 2007, para dinamizar a abertura de empresas, indústrias, serviços e comércio, através do qual a Vigilância Sanitária dá as orientações prévias para a abertura do negócio. Em novembro do ano passado, o sistema da Prefeitura foi escolhido, juntamente com outras ações de Maringá, Goiânia e Distrito Federal, dentre 5.565 municípios do país, como modelo pela ANVISA por atividades desenvolvidas junto ao Microempreendedorismo Individual, que possibilitam a inclusão social e colaboram com a superação da pobreza extrema. Naquela ocasião, essa sistemática foi apresentada num dos módulos do evento "ANVISA Debate", em Brasília. Na época uma equipe da ANVISA esteve na cidade para a gravação de um vídeo que foi exibido no evento. Em março deste ano, a "Ficha de Consulta" foi apresentada pela agência no 1º Encontro dos Municípios para o Desenvolvimento Sustentável, onde foi selecionada pela FNP para Conferência.
Com representantes de cada uma das cinco regiões brasileiras, as experiências selecionadas são oriundas de cidades diferentes, que estão distribuídas em 14 estados do país. Todas as práticas apresentam políticas públicas administradas pelas próprias Prefeituras para promover os pequenos negócios, a qualidade ambiental urbana e a erradicação da miséria. De acordo com João Coser, "a entrega dos certificados é uma homenagem aos municípios que atenderam o chamado da FNP e apresentaram seus projetos", explicou. Os vídeos das 36 boas práticas municipais selecionadas pela FNP podem ser vistos na página http://multimidia.fnp.org.br/index.php?option=com_phocagallery&view=category&id=87:boas-praticas-rio-20&Itemid=155