No Dia Mundial sem Tabaco, no próximo dia 31, a Secretaria da Saúde promoverá uma campanha educativa e preventiva na Rodoviária, das 8 às 12 horas. Profissionais da Saúde darão informações sobre o Programa de Tabagismo desenvolvido na rede municipal e distribuirão folhetos com dicas para parar de fumar.
Já representantes do Laboratório Boehringer realizarão Teste de Peak Flow que avalia a função pulmonar dos fumantes. Os casos alterados serão encaminhados para a realização de um exame mais específico: a espirometria, no Centro de Especialidades, a fim de detectar a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, muito comum em fumantes.
A Secretaria da Saúde promove há dois anos o Programa de Combate ao Tabagismo para os fumantes que queiram deixar a dependência do cigarro no CAPS (Centro de Atenção Psicosocial) que funciona na Rua José Milani, 200, fone 3829-2524. O programa consta de encontros motivacionais nos quais são explicados os malefícios que o cigarro causa e os benefícios obtidos ao deixar de fumar. Também são ensinadas estratégias para conseguir parar de fumar e manter a abstinência.
O programa ainda consta de tratamento com medicamentos, se necessário, e reuniões de apoio e manutenção para o acompanhamento do ex-tabagista pelo período de um ano onde é oferecido auxilio psicológico em grupo.
Segundo a Sociedade Americana de Câncer – 50 milhões de mortes pelo tabaco foram registradas nos últimos 10 anos no mundo. No Brasil é atribuído ao cigarro uma a cada cinco mortes entre os homens e uma a cada dez mortes entre as mulheres.
Segundo o relatório da Fundação Mundial do Pulmão, um bilhão de pessoas devem morrer pelo uso e exposição ao fumo até o final desse século. As doenças relacionadas ao cigarro são: Câncer, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DOPC), Doenças Degenerativas (Arterosclerose, Infarto do Miocárdio, Derrame, Hipertensão Arterial, Diabetes, Osteoporose), Impotência Masculina, Infertilidade Feminina e outras.